Diminuir estacionamentos, implantar mais ciclovias, transferir a rodoviária para novo local e incentivar o transporte público coletivo. Essas são soluções apontadas pelo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), que promete transformar o trânsito de Arroio do Meio ao longo dos próximos 10 anos.
O projeto com 175 páginas foi encaminhado ao Legislativo na semana passada e deverá ser votado pelos vereadores ainda em 2020. Na justificativa, o governo afirma que o PlanMOB “proporciona melhorias nas questões urbanas no que se refere a acessibilidade e mobilidade” e “promover o desenvolvimento sustentável da cidade”.
Como estratégia, o PlanMOB prioriza o ônibus, pedestres e uso de bicicleta para diminuir engarrafamentos. Também projeta a busca por rotas alternativas aos bairros.
No estudo foram constatados conflitos na circulação entre ERS-130 e malha urbana, o que acaba sobrecarregando as vias do município. Um dos exemplos disso é os congestionamentos do trevo entre o centro e a rodovia estadual em horários de pico.
Preferência pelo carro e moto
Pesquisa aponta que mais de 70% dos entrevistados utilizam veículos próprios motorizados como principal meio de transporte (61% automóveis e 11% motos). Atualmente, a cidade tem uma frota de 16 mil veículos, o que corresponde a 0,77 veículo por habitante. O crescimento na frota foi de 74% em 12 anos, de 2007 a 2019.
Em contraste, apenas 7% têm o ônibus como transporte mais usual. Conforme a pesquisa, 46% dos entrevistados nunca usaram o transporte público. Do total que utiliza, 78% consideram inadequado. Entre as principais falhas estão a falta de horários, preço alto das passagens, qualidade dos ônibus e atendimento.
No caso das bicicletas, apenas 2% utilizam esse modal. O principal problema, apontado por 82% dos entrevistados, é a falta de ciclofaixas e ciclovias. Somam-se a sinalização inadequada e quase inexistência de pontos de apoio aos ciclistas.
A pesquisa foi aplicada nos meses de julho e agosto de 2019 com 228 questionários distribuídos em treze zonas urbanas e rurais.
Uso dos modais
- Carros – 61%
- Sem veículos – 16%
- Motos – 11%
- Ônibus – 7%
- Bicicletas – 2%
- Táxi – 2%
- Outros – 1%