Plano sugere soluções para a mobilidade urbana de Arroio do Meio

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Plano sugere soluções para a mobilidade urbana de Arroio do Meio

Projeto com 175 páginas está em análise dos vereadores e deve ser votado ainda em 2020

Plano sugere soluções para a mobilidade urbana de Arroio do Meio
(Foto: Arquivo A Hora)
Arroio do Meio

Diminuir estacionamentos, implantar mais ciclovias, transferir a rodoviária para novo local e incentivar o transporte público coletivo. Essas são soluções apontadas pelo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), que promete transformar o trânsito de Arroio do Meio ao longo dos próximos 10 anos.

O projeto com 175 páginas foi encaminhado ao Legislativo na semana passada e deverá ser votado pelos vereadores ainda em 2020. Na justificativa, o governo afirma que o PlanMOB “proporciona melhorias nas questões urbanas no que se refere a acessibilidade e mobilidade” e “promover o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Como estratégia, o PlanMOB prioriza o ônibus, pedestres e uso de bicicleta para diminuir engarrafamentos. Também projeta a busca por rotas alternativas aos bairros.

No estudo foram constatados conflitos na circulação entre ERS-130 e malha urbana, o que acaba sobrecarregando as vias do município. Um dos exemplos disso é os congestionamentos do trevo entre o centro e a rodovia estadual em horários de pico.

Preferência pelo carro e moto

Pesquisa aponta que mais de 70% dos entrevistados utilizam veículos próprios motorizados como principal meio de transporte (61% automóveis e 11% motos). Atualmente, a cidade tem uma frota de 16 mil veículos, o que corresponde a 0,77 veículo por habitante. O crescimento na frota foi de 74% em 12 anos, de 2007 a 2019.
Em contraste, apenas 7% têm o ônibus como transporte mais usual. Conforme a pesquisa, 46% dos entrevistados nunca usaram o transporte público. Do total que utiliza, 78% consideram inadequado. Entre as principais falhas estão a falta de horários, preço alto das passagens, qualidade dos ônibus e atendimento.

No caso das bicicletas, apenas 2% utilizam esse modal. O principal problema, apontado por 82% dos entrevistados, é a falta de ciclofaixas e ciclovias. Somam-se a sinalização inadequada e quase inexistência de pontos de apoio aos ciclistas.

A pesquisa foi aplicada nos meses de julho e agosto de 2019 com 228 questionários distribuídos em treze zonas urbanas e rurais.

Uso dos modais

  • Carros – 61%
  • Sem veículos – 16%
  • Motos – 11%
  • Ônibus – 7%
  • Bicicletas – 2%
  • Táxi – 2%
  • Outros – 1%

Medidas apontadas pelo PlanMOB

Reorganização da rede viária 
Reduzir estacionamentos de veículos, ampliar calçadas de passeio e definir recuos para instalação de paradas de ônibus são melhorias necessárias nas ruas mais movimentadas. O plano cita a Presidente Vargas e Maurício Cardoso como o principal eixo estruturador de viagens internas no sentido noroeste do município.

Valorização do pedestre 
Quanto ao fator educacional, o plano prevê promoção de ações que estimulem caminhada em curtas distâncias e valorização do transporte não motorizado. Na parte estrutural, cita necessidade de investimentos em sinalização e padronização das calçadas, além de readequação dos passeios para pessoas com deficiência.

Rodoviária em novo local
A localização da rodoviária, na Rua Dr João Carlos Machado, faz com que ônibus intermunicipais precisem se deslocar dentro da área central. Para evitar isso, o plano sugere transferência do terminal rodoviário para próximo da saída da cidade. A área atual da rodoviária será utilizada pelos ônibus que circulam nos bairros.

Mudanças na área central
Priorizar o futuro transporte coletivo e os pedestres são necessidades apontadas em ruas centrais, como a Doutor João Carlos Machado. Segundo o plano, seria necessário eliminar o estacionamento devido a largura reduzida da estrada, alargar as calçadas, destinar faixas exclusivas para ônibus e para veículos e definir horários específicos para os caminhões transitarem pela via.

Regularização do transporte coletivo
Conforme o PlanMob, se faz urgente o planejamento e implantação do transporte público coletivo em Arroio do Meio. Esse planejamento ampliaria a opção de linhas de ônibus e diminuiria preços aos usuários. Outro ponto importante a ser abordado é a renovação da frota de ônibus.

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