O governador Eduardo Leite garante que entrou em contato com o Instituto Butantan, de São Paulo, com objetivo de comprar a Coronavac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o instituto paulista.
De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias G1, mesmo que o estado gaúcho tenha prioridade em fazer parte do plano de imunização nacional organizado pelo governo federal, Leite pretende comprar a vacina caso haja algum tipo de frustração por parte federal.
“Eu tenho responsabilidade com 11,5 milhões de gaúchos, a gente não pode confiar, basear a política pública apenas na confiança. Eu pessoalmente confio na gestão do Pazuello dentro de tudo vivido até aqui. Mas observa-se o quanto se politizou o tema da vacina, e eu não posso gerar problemas à minha população a partir de uma confiança pessoal. Tenho planos de contingência, para frustração dessa confiança, dessa expectativa”, afirmou.
O plano de vacinação do Ministério da Saúde ainda não foi divulgado de forma definitiva. Isso só deve acontecer quando a houver vacina registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Coronavac está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada, antes de ser liberada pela Anvisa.