As cerimônias de diplomação de prefeitos e vereadores eleitos foram afetadas pela pandemia da covid-19. O aumento nas infecções no RS e o cancelamento de eventos, por parte do governo do estado, obrigou os cartórios eleitorais a se adaptarem à nova realidade. Eventos online e pequenos atos sem público estão entre os modelos adotados.
Três cartórios ainda aguardam desdobramentos para fechar sua programação. Na 21ª Zona Eleitoral, com sede em Estrela, os prefeitos e vice eleitos irão à sede do cartório retirar seus diplomas. A data e os horários, porém, só serão definidos nos próximos dias, de acordo com o chefe da unidade, Sandro Ferrari.
“Ainda aguardamos a entrega da prestação de contas, entre outras pendências. Mas é certo que não será presencial por cerimônia, por conta do decreto”, salienta. A diplomação estava prevista no município para o dia 18, apenas para os eleitos para os cargos majoritários. Já os vereadores poderão retirar seus diplomas pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
Na maioria das zonas eleitorais do Vale, por sinal, não haverá retirada presencial dos diplomas de vereadores eleitos e dos suplentes, visando justamente evitar aglomerações nos locais. Na região, foram eleitos 358 vereadores no total.
Horários escalonados
Devido ao decreto estadual, o Cartório da 29ª Zona Eleitoral, em Lajeado, definiu a realização de um ato mais simples para a entrega dos diplomas dos eleitos na área de abrangência. Apenas os prefeitos e vices serão convocados para a retirada, prevista para o dia 17, a partir das 9h.
A entrega será feita de maneira escalonada, por município, com intervalos de 15 minutos entre cada um, segundo a chefe do cartório, Maria Betânia Rohde.
Na ordem, poderão retirar seus diplomas os prefeitos e vices eleitos de Forquetinha, Sério, Progresso, Marques de Souza, Santa Clara do Sul (manhã), Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul e Lajeado (tarde).
VEJA COMO SERÁ NOS DEMAIS CARTÓRIOS DO VALE
104ª Zona Eleitoral – Arroio do Meio
Abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro
Os diplomas serão entregues a prefeitos e vereadores eleitos a partir das 7h do dia 18, no salão do júri do Fórum de Arroio do Meio, onde funciona o cartório. Cada eleito poderá levar um convidado na retirada do documento.
145ª Zona Eleitoral – Arvorezinha
Abrangência: Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis, Itapuca e Putinga
A diplomação está agendada para o dia 18, porém a Justiça Eleitoral aguardará a revisão das bandeiras daquela semana para definir o formato. Segundo uma servidora do cartório, “estão sendo trabalhadas todas as possibilidades conforme a situação da covid-19”.
67ª Zona Eleitoral – Encantado
Abrangência: Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Correa
A entrega dos diplomas ocorrerá no dia 18, a partir das 13h30, na sede do Cartório. Podem comparecer apenas prefeitos e vices eleitos, sem familiares e convidados. Os vereadores eleitos devem retirar seus diplomas pela internet
56ª Zona Eleitoral – Taquari
Abrangência: Tabaí e Taquari
A diplomação está marcada para o dia 16 e, em princípio, será presencial apenas para prefeitos e vices eleitos. Mas a juíza eleitoral está analisando a possibilidade do ato ocorrer pela internet. Vereadores eleitos deve emitir seus diplomas no site do TRE.
125ª Zona Eleitoral – Teutônia
Abrangência: Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfalia
A cerimônia de diplomação ocorrerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 14h, no auditório do Colégio Teutônia. Somente os eleitos – prefeitos, vice e vereadores – estarão presentes. Haverá transmissão pela internet, por meio de live do YouTube do Grupo Popular.