Decorar um pinheiro natural é uma tradição natalina em muitos lugares do mundo. A prática carrega inúmeros significados, mas por ser uma das poucas árvores que conserva as folhas mesmo durante o inverno, os pinheiros de Natal são considerados um símbolo da vida.
Conforme o proprietário da Floricultura Toque Especial, Cesar Luis Johann, ao optar por uma árvore de Natal natural, é preciso viver a experiência de, além de decorar, cuidar da planta.
“Ela traz aconchego e vida ao ambiente, e também pode ser uma forma de educar as crianças sobre o valor de se cultivar algo”.
Entre as vantagens de escolher a árvore natural, Johann também destaca a beleza e o aroma característico da planta, que perfuma a casa e deixa as festividades ainda mais especiais.
O pinheiro natural pode receber a mesma decoração das versões artificiais. O cuidado mais importante é não pendurar itens muito pesados, pois podem danificar os galhos e enfraquecer a planta, explica.
O tamanho do adereço deve considerar o tamanho da árvore e, quando utilizar pisca-pisca, é necessário optar por lâmpadas que não aqueçam muito, com as de LED.
Na Toque Especial é possível encontrar três versões diferentes da árvore de Natal: o Pinheiro Alemão, a Tuia Limão e Strickta.
O Pinheiro Alemão é o mais tradicional. Vistoso, é indicado para espaços maiores e, por ser fornecido já plantado, podem ser mantidos por muitos anos.
Para ambientes pequenos, as espécies Tuia Limão e Strickta se destacam. Possuem formato cônico e podem ser montadas em vasos, cachepôs ou arranjos para centro de mesa.
As árvores de Natal naturais podem ser cultivadas em ambientes internos ou externos, mas precisam estar em locais arejados, com bastante claridade e receber rega constante.