A morte de Maristela Demarchi Secco enlutou alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Otília Corrêa de Lima. A ex-diretora do educandário morreu aos 58 anos na manhã de terça-feira, 1, vítima de câncer.
Professora de Educação Física, Maristela ingressou na escola lajeadense no início dos anos 90. Foram quase 30 anos dedicados ao educandário até a aposentadoria, registrada em janeiro. Desse período, 19 anos como diretora.
Em sua administração, a escola do bairro São Cristóvão ganhou um novo ginásio e outras reformas importantes na estrutura. Outro avanço que marca a gestão de Maristela foi a implantação do turno integral.
Entre as iniciativas, a mais marcante foi o bufê de cachorro quente gigante, realizado desde 2016. O evento que angariava recursos ao educandário atraia centenas de pessoas e ganhou até repercussão estadual.
Ex-aluno e vizinho do educandário até hoje, Wolmir José Hoffmann, o “Miro”, destaca que Maristela era lembrada pela mobilização comunitária. “Foi uma professora excepcional e uma pessoa que dedicou a vida para a escola. Todos conhecem o trabalho excelente que ela fez”, pontua.
Atual diretora, Leandra Maria Radavelli trabalhou com Maristela em todo o período dela no educandário. Ela cita a dedicação da ex-professora e diretora. “Era uma pessoa sempre pra frente e ficará na memória de toda a escola”, pontua. Nas redes sociais, a escola se solidarizou com os familiares e amigos.