Chegou a vez delas

Campeonato Gaúcho Feminino

Chegou a vez delas

AEF estreia no Gauchão com a missão de conquistar a vaga para a Série A2 do Campeonato Brasileiro. Logo de cara um desafio temido, o Grêmio

Chegou a vez delas
Elenco da parceria inédita entre AEF e Lajeadense - Foto: Divulgação
Lajeado

É com a missão de ser a campeã do interior que a Associação Estrela de Futebol inicia a participação no Campeonato Gaúcho Feminino. Foram cerca de dois meses de preparação para a competição mais importante da modalidade no estado. Logo de cara, um desafio imenso pela frente: o Grêmio.

Pela primeira vez em sua história, Lajeado e Estrela uniram forças e por meio da AEF e do Lajeadense estarão juntas na disputa da competição. Em um contrato de parceria, a equipe estrelense teve à disposição o CT Alviazul para treinar. A partida de hoje contra o Tricolor também será na casa do Alviazul, às 16h.

O Campeonato Gaúcho será disputado de forma peculiar, com início e fim dentro de trinta dias. A AEF está no Grupo B, junto de Grêmio e Oriente. No Grupo A estão Internacional, João Emílio e Brasil de Farroupilha.

Os dois líderes de grupo se enfrentam na grande final, em jogo único. Da mesma forma, as duas equipes que terminarem na segunda colocação disputam o terceiro lugar geral. Antes da bola rolar, o grande objetivo da equipe do Vale é ficar com a terceira posição, que dá direito a participação no Campeonato Brasileiro Série A2, a segunda divisão nacional.

A preparação iniciou em outubro e teve vários percursos. Atletas que chegaram no início, outras que integraram a equipe na metade ou no final do período preparatório. Para o treinador do time, Josiel Andrade, as atletas possuem bom nível e estão prontas para jogar.

Andrade afirma que a briga da AEF na competição é pela vaga ao Brasileirão da Série A2. “Queremos ser os campeões do interior. Sabemos que briga com a Dupla Gre-Nal é de outro nível. Mas vamos lutar jogo a jogo. Para nós todas as partidas são finais.”

O treinador sabe a dificuldade que representa uma estreia logo contra o Grêmio, mas consegue achar aspectos positivos no grande desafio. “Para muitas atletas o jogo de hoje será um começo de carreira. É complicado, um time bom e que vem jogando há algum tempo junto, mas iremos enfrentá-los de cabeça erguida”, salienta.

Conexão Vale-Europa

A equipe da AEF é formada por uma mescla que une muitas atletas jovens junto de outras mais experientes. Entre as jogadoras mais rodadas, destaca-se a meio campista Elena Mueller. Ela volta à AEF dois anos após ter disputado o Gauchão de 2018.

Após a participação com a equipe do Vale, teve a oportunidade de se aventurar pela Europa. Em 2019 disputou a 1ª divisão da Liga Nacional de Futebol Feminino da Letônia, pela AFA Olaine. Na sequência, foi para a Áustria jogar a Liga Nacional de Futebol Feminino, pelo Wolfern/Garsten.

Além das quatro linhas, Elena desenvolveu o projeto @jogadora.marketing, no Instagram, com o objetivo de trazer ensinamentos, dicas e orientações para atletas que buscam seu espaço no cenário do futebol feminino.

É com essa experiência que ela busca ajudar a AEF na conquista do seu objetivo na competição. “Consegui boas oportunidades no passado, joguei na Europa. Neste ano, a minha intenção era voltar a jogar no Brasil. Em razão da pandemia tive que me reinventar. Estou bem feliz com a oportunidade de voltar ao clube e de estar em campo. Gosto de desafios e estou bem confiante em relação ao campeonato.”

A AEF está no meu coração”

Diferente de Elena, a volante Sara Guimarães está trilhando os seus primeiros passos no futebol adulto. Seu grande objetivo pessoal é um dia ser treinadora e conseguir trazer mais visibilidade para o futebol feminino.

Os passos no futebol iniciaram aos 5 anos. O ingresso na primeira escolinha veio aos 9, e com 14 na escola Onze Unidos onde era aluna de Karina Alves (ex-jogadora do Grêmio) e Patrícia Gusmão (atual treinadora do Grêmio). “Foi onde o meu sonho cresceu de vez”, lembra.

Aos 16 anos ela realizou peneira no Internacional e foi aprovada. Pelo Colorado, ganhou o Gauchão Sub-17 e foi promovida para a equipe adulta, onde ficou até 2018. No mesmo ano veio à AEF. “Fiz um treino e já ingressei na equipe para o Gauchão Sub-18, onde fizemos uma campanha muito boa. Logo depois joguei com o adulto e ficamos campeãs do interior”, lembra.

Quando o treinador Josiel entrou em contato pedindo se a jogadora topava entrar novamente no projeto da equipe, não pensou duas vezes. “A AEF está no meu coração e vou levar esse nome sempre. Temos concreto nosso objetivo e vamos lugar o máximo possível para consegui-lo.”

Presidente comemora parceria

Presidente do Clube Esportivo Lajeadense, Everton Giovanella comemora a parceria entre o clube e a Associação Estrela de Futebol. “Acreditamos que o futebol feminino tem crescido a nível nacional, é uma modalidade que precisa ser explorada. Dá oportunidades para as meninas desempenharem uma prática esportiva e vem tendo um seguimento importante nas mídias e por parte das federações.”

Apesar da parceria inicial contar apenas com a seção do complexo esportivo, o presidente vê com bons olhos o que pode vir do futuro. “Esperamos que essa parceria dê certo e as meninas possam ter um bom desempenho no campeonato. Até pela estreia contra o Grêmio, é um jogo difícil, mas trará visibilidade. Estamos muito contentes com o que está acontecendo e esperamos que a parceria possa ser duradoura e benéfica para ambos os lados.”

Acompanhe
nossas
redes sociais