Com 30,68% dos votos válidos, o futuro prefeito de Estrela, Elmar Schneider, venceu na maioria das urnas do município.
Conforme levantamento feito com dados por seção disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Schneider venceu em toda a zona rural do município, obtendo larga vantagem sobre os adversários em diversas localidades. O melhor desempenho ocorreu em Linha Lenz, onde ele somou 63,15% dos votos válidos.
Na zona urbana, houve maior equilíbrio, mas Schneider venceu na maioria dos bairros, obtendo melhor desempenho no Alto da Bronze, alcançando 38,22%. Em quatro bairros – Das Indústrias, Imigrantes, Oriental e Moinhos, ele foi superado por Valmor Griebeler (PL), que teve um desempenho expressivo neste último, somando 45,19% de votos válidos.
Apesar do bom desempenho na cidade, Valmor teve baixos percentuais de votação no interior, o que lhe tirou as chances de vitória. Por outro lado, os demais concorrentes não venceram em nenhuma localidade. Candidato do prefeito Rafael Mallmann, Comandante César (MDB) teve seu melhor resultado no bairro Auxiliadora, ficando com quase 25% dos votos.
LEIA MAIS: Confira como foi o desempenho dos candidatos em Lajeado, Arroio do Meio e Teutônia
Oposicionista mais votado, Eduardo Wagner (PSL) se saiu melhor nas urnas de Novo Paraíso, registrando 21,56%. Policial Diego de Castro (DEM) alcançou 10,22% em Linha Wolf e Denise Goulart teve como maior pontuação os 4,91% somados em Linha Delfina. Por fim, Paulo Argeu (PDT), mesmo tendo sido o menos votado no pleito, somou 19,31% em Linha Wolf.
Centro e interior deram vitória a Conzatti
Em Encantado, a eleição teve um resultado mais parelho do que se desenhava no começo da campanha. Adroaldo Conzatti (PSDB) foi reeleito para seu quarto mandato, mas o oponente, Enoir Cardoso (PP), cresceu na reta final e registrou vitórias significativas em alguns locais.
Foi fundamental para a vitória de Conzatti o triunfo nas urnas do Centro, onde ele somou 56,11% dos votos válidos, e também na maioria das localidades do interior, com destaque para Linha Palmas, alcançando 66,18%, quase o dobro da pontuação do adversário.
Já Enoir equilibrou a disputa superando o ex-aliado em bairros como Navegantes, onde fez 70% dos votos, melhor desempenho individual do pleito, e no distrito de Valdástico, chegando a 65,18%. Em dois bairros, houve um equilíbrio impressionante, com o atual vice vencendo por apenas três votos em Vila Moça (50,17% dos votos válidos) e quatro votos em Lago Azul (50,41%).
Brito venceu em todas as urnas
A acachapante vitória do grupo situacionista em Taquari não foi por acaso. André Brito (PDT), atual vice, somou quase 70% dos votos válidos e comemora um raro feito na história da política regional: ele venceu João Batista (PSDB) em todas as seções, tanto na cidade quanto no interior.
A disputa menos desparelha foi registrada em Costa do Santa Cruz, onde Brito fez 61,83% dos votos, contra 38,17% de Batista. Por outro lado, no Centro, a diferença entre os dois foi de quase 40 pontos. Nas urnas de Fazenda Pereira e Beira do Rio, o atual vice somou mais de 80% dos votos.