Sicredi e Certel vencem categoria Intercooperação do Prêmio SomosCoop

Conteúdo Patrocinado

Sicredi e Certel vencem categoria Intercooperação do Prêmio SomosCoop

Apresentado por

A Certel e a Sicredi obtiveram o primeiro lugar do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano 2020, um reconhecimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao trabalho desenvolvido em benefício do desenvolvimento social e econômico. A divulgação ocorreu na tarde de terça-feira, 24, em transmissão online para todo o Brasil.

A parceria entre as cooperativas do Vale do Taquari concorreu na categoria Intercooperação, com o Projeto “A Energia Que Nos Une”. Por meio dele, as cooperativas Sicredi Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade), se uniram afim de gerar recursos para que a Cooperativa Certel, pudesse financiar a sua próxima hidrelétrica, a Vale do Leite, que será instalada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.

Presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel afirma que a concretização da parceria entre a Certel e o sistema Sicredi tem como base um dos princípios universais do Cooperativismo: o princípio da Intercooperação. “As Cooperativas servem de forma mais eficazes a seus  associados e fortalecem o movimento cooperativo se trabalharem em conjunto, e é exatamente isso que acontece há muito tempo entre nossas cooperativas, e que agora, se traduz de forma ainda mais expressiva neste que é um empreendimento histórico para nossa região.”

Presidente da Certel, Erineo José Hennemann relata que a intercooperação possibilitará a geração de energia limpa e renovável, incrementando renda, empregabilidade e desenvolvimento regional.  “É motivo de grande alegria para todos da cooperativa, pois demonstra o reconhecimento do Sistema OCB à dedicação que o sistema cooperativo tem em contribuir com a pujança do País.”

Também foram finalistas nesta categoria as cooperativas Coopatos e Copacol, de Minas Gerais, com o “Projeto Recriar”, e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred, do Rio Grande do Sul, com o “Projeto Meu Tambo Meu Futuro”.