O prefeito reeleito de Encantado, Adroaldo Conzatti, e o vice, Jonas Calvi, participaram na manhã desta segunda-feira, 30, do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102. Na ocasião, o reeleito destacou que esse novo mandato vem ainda com mais responsabilidade. “Vamos seguir aquilo que foi discutido com a nossa comunidade. Construímos a proposta pela gente de Encantado.”
Entre os desejos dos novos gestores está o de seguir com o crescimento do município. Entre as propostas para isso está a implementação de um departamento de inovação tecnológica, já que a criação de uma secretaria não foi aprovada na Câmara de Vereadores. A ideia é instalar o espaço junto a estrutura do antigo curtume.
Para implementar o parque tecnológico, Conzatti visitou cidades referência no assunto, como Pato Branco, no Paraná, e em Rovereto, na Itália. O vice lamenta que a criação da secretaria tenha sido rejeitada na Câmara, já que, segundo ele, cerca de 65% das crianças que começam a alfabetização hoje estarão, daqui há 20 anos, exercendo funções que não existem ainda. “A gente precisa sair do nosso cotidiano e pensar diferente”, ressalta Calvi.
Outra marca do governo deverá ser a oferta de internet fibra óptica para todas as comunidades do município. “Isso vai auxiliar a comunidade que não tem sinal de telefone. Auxiliar o produtor rural que vai emitir nota e auxiliar a usar telefone”, diz Conzatti.
A educação também é bandeira para os próximos quatro anos. Uma das ideias é tornar o dia de preparo de aula dos professores, um dia coletivo de trabalho. “Se eles fizerem isso de forma conjunta, todos os alunos receberão o conhecimento na mesma hora em todas as escolas e o município terá ensino uniforme.”
O Cristo
Está agendada para essa semana uma reunião para detalhar sobre o projeto do Cristo. A ideia, de acordo com Conzatti, a estrutura deverá receber os braços e a cabeça em 60 dias. “Em função da pandemia se parou com a arrecadação de recursos. Então, uma associação falou com a Sicredi para financiar uma quantia para conseguirmos concluir o projeto do Cristo. Algumas pessoas avaliaram a quantia do projeto e agora a arrecadação deve continuar”, explica Conzatti.
Confira a entrevista na íntegra: