Saiba como foi o desempenho dos candidatos em cada bairro

LAJEADO, ARROIO DO MEIO E TEUTÔNIA

Saiba como foi o desempenho dos candidatos em cada bairro

Em Lajeado, Marcelo Caumo só perdeu em dois bairros. Celso Forneck venceu na maioria das localidades de Teutônia, compensando derrota no maior colégio eleitoral do município. Em Arroio do Meio, houve equilíbrio na maioria das urnas

Saiba como foi o desempenho dos candidatos em cada bairro
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) divulgou a votação dos candidatos a prefeito e vereador nos municípios por seção eleitoral. Os dados estão tabulados no site do tribunal e podem ser acessados por todos os eleitores. Com base nestes números, a reportagem calculou o desempenho por bairro e localidade dos postulantes ao Executivo em três das maiores cidades da região.

Em Lajeado, por exemplo, dos 27 bairros, apenas em dois o atual prefeito Marcelo Caumo (PP) – reeleito com a maior votação da história do município – não foi o campeão de votos. Nas seções localizadas nos bairros Morro 25 e Das Nações, Caumo foi superado por Márcia Scherer (MDB), enquanto Daniel Fontana (PSB) não venceu em nenhuma seção.

Em diversos bairros, Caumo venceu com ampla diferença sobre os adversários. A maior delas foi registrada nas urnas do bairro Carneiros, onde o prefeito reeleito somou quase 80% dos votos válidos. Outros grandes índices foram nos bairros Hidráulica (78,41%), Florestal (78,12%), Universitário (78,08%) e São Cristóvão (77,32%).

Já Márcia Scherer, segunda colocada na disputa, teve um desempenho melhor nos bairros periféricos, onde seu candidato a vice, Paulo Tori, possui grande influência como líder comunitário. Dos dois bairros onde venceu, somou 55,43% no Morro 25 e 49,96% no bairro Das Nações. Fontana, por sua vez, teve como melhor resultado nas urnas do bairro Santo Antônio, onde fez 13,78%.

 

Supremacia na cidade e interior

Em Teutônia, a vitória de Celso Forneck (PDT) se consolidou, sobretudo, na cidade. Embora tenha vencido na maior parte das urnas das localidades do interior, foi nos bairros que ele obteve índices importantes, como os 55,88% registrados no bairro Teutônia, quase 30% a mais do que o atual prefeito, Jonatan Brönstrup (PSDB).

A vitória mais folgada, porém, ocorreu em Linha Frank, onde conquistou 66,66% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado não passou de 18%. Curiosamente, Forneck não venceu no maior colégio eleitoral do município. Nas urnas do bairro Canabrro, deu Brönstrup, que fez 46,07% dos votos, contra 40,48% do seu sucessor no cargo.

O atual prefeito também venceu em Linha São Jacó, com quase 20 pontos de vantagem sobre Forneck. Já Ariberto Magedanz (PP), terceiro colocado na corrida, foi o mais votado na localidade de Linha Clara, onde alcançou 66,54% dos votos válidos. Na área urbana, só superou a casa dos 20% no bairro Languiru.

 

Equilíbrio nas urnas

A disputa em Arroio do Meio foi bastante equilibrada. Não à toa, a vitória de Danilo Bruxel (PP) foi por uma apertada diferença de menos de quatro pontos percentuais. Foi fundamental para a eleição as vitórias nos dois maiores colégios eleitorais: Centro e Bela Vista, ambas com cinco pontos de vantagem sobre Klaus Schnack (MDB), que tentava a reeleição.

Diferente de outros municípios, não houve grandes diferenças entre os dois candidatos nas urnas, tanto na cidade quanto no interior. Bruxel teve como melhor resultado proporcional os 63,79% alcançados em Forqueta Baixa. Outro bom desempenho ocorreu em Linha 32.

Por sua vez, Schnack apresentou melhor desempenho em Vale do Arroio Grande, com 62,37%. Ele ainda venceu nos bairros São Caetano, Rui Barbosa e nas localidades de Picada Arroio do Meio, Palmas e Passo do Corvo.

Bruxel volta à prefeitura mais de uma década após encerrar seu segundo mandato à frente do executivo. Ele interrompe uma hegemonia de 12 anos do MDB no poder.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais