Centro de Oncologia investe em prevenção

Conteúdo Patrocinado

Centro de Oncologia investe em prevenção

Ambulatório de aconselhamento e prevenção do câncer para pessoas com forte história familiar da doença

Apresentado por

O dia 27 de novembro é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada para alertar a população sobre a importância da prevenção e os riscos da doença. Ainda que as pessoas temam o câncer, hoje os índices de cura são altos, principalmente quando realizado o rastreamento adequado. No Vale do Taquari, esse acompanhamento é realizado pelo Centro de Oncologia (CRON) por meio do “CRON Previne”, projeto de cuidado integral à saúde.

A proposta do “CRON Previne” é realizar o acompanhamento dos familiares das pessoas que já possuem o diagnóstico de câncer. Desta forma, a médica oncologista do CRON, Dra. Camila Dagostim Jeremias, explica que é possível adotar mudanças de hábitos e condutas capazes de reduzir o risco de desenvolver a doença naquelas famílias com vários casos de câncer.

Segundo a Dra. Camila, o rastreamento permite o diagnóstico precoce e, consequentemente, reduz a mortalidade e morbidade associada a doença. “Esta é uma estratégia que deve ser estimulada por toda a população. Afinal, a detecção precoce estimula terapias mais simples e efetivas, com maiores chances de cura”, afirma.

Hereditariedade

A oncologista afirma que é comum encontrar inúmeras doenças que se manifestam por gerações na família por questões genéticas, inclusive o câncer. Nestes casos, o rastreamento é fundamental, pois é de conhecimento médico “que esses pacientes tendem a apresentar a doença em idade precoce e com comportamentos mais agressivos”.

Para evitar o câncer, a Dra. Camila recomenda praticar atividade física, combater a obesidade, modificar hábitos alimentares e parar de fumar. “Além disso, sem dúvida alguma, é essencial realizar periodicamente os exames que permitem diagnosticar a doença antes mesmo do desenvolvimento dos sintomas”.

Atenção à comunidade

No dia 23 deste mês, o CRON promoveu um encontro com a Liga de Combate ao Câncer de Estrela. O bate-papo ao ar livre reuniu mulheres para falar sobre o câncer, a prevenção e as maneiras de enfrentar a doença após o diagnóstico.

Para o ano de 2021, novas ações do projeto estão planejadas junto à comunidade do Vale do Taquari.