Polícia Civil cria aplicativo para combater estelionato

PC Alerta

Polícia Civil cria aplicativo para combater estelionato

“PC Alerta” foi lançado nesta semana e instrui usuários sobre os golpes mais comuns neste ano

Estado

Constatado o grande número de estelionatos realizados nos últimos meses, a Polícia Civil lançou um aplicativo que possui dois objetivos principais: possibilitar uma possibilidade mobile para registro de ocorrências e combater o estelionato.

Por enquanto, disponível apenas para o sistema operacional Android, o “PC Alerta” deve ser disponibilizado para celulares da Apple nos próximos dias. Com base em uma cartilha da Divisão de Comunicação Social da instituição, a plataforma instruí sobre os 15 golpes mais aplicados em 2020.

O delegado da Polícia Civil de Teutônia, Alex Assmann, atribui o aumento destes crimes ao maior uso da comunicação digital. “Há um crescimento do uso de aplicativos que já vinha sido observado e o crime também migra para esse ambiente. Com a pandemia, as pessoas começaram a usar mais aplicativos e tornou essa migração do crime mais rápida”, analisa.

Os dois golpes mais comuns são os de clonagens de contas do WhatsApp, onde o criminoso se passa pela vítima e pede dinheiro a alguém próximo. Outro crime recorrente é o “golpe dos nudes”, onde os estelionatários se passam por uma mulher jovem e seduzem homens pela internet. O objetivo dos criminosos é conseguir uma foto íntima da vítima e assim, chantageá-la.

Para Assmann, além de aplicativo e ações de informação a população, é importante que a legislação se adeque aos crimes cibernéticos. “Hoje não existe uma lei que facilite o trabalho da Polícia. A Lei Geral de Proteção de Dados não tem caráter criminal”, percebe o delegado.

Acompanhe
nossas
redes sociais