A tradição e o título que leva Teutônia, de Capital Nacional do Canto Coral, estará ainda mais em evidência na sexta-feira, 27. Na ocasião, ocorre o 1º Festival Internacional Online de Coros com a participação de 14 corais do Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Alemanha. O festival com canções pré-gravadas será transmitido via Facebook da Associação de Coros de Teutônia (Acote) a partir das 20h.
A presidente da Acote, Rosita Jussara Schneider, destaca que a realização de um festival internacional era um sonho. “Nossa ideia era realizar ele de forma presencial, mas as redes estão nos proporcionando que o desejo se torne real de forma virtual, mas também é uma forma de levar o nome de Teutônia e o título de Capital Nacional do Canto Coral ainda mais longe”, destaca.
A atividade integra a programação “Um Sonho de Natal” da Prefeitura. O contato com corais de diferentes locais do mundo foi feito pelo maestro dos corais Municipal e Anos Dourados de Teutônia e diretor artístico do festival, Martin Altevogt. De acordo ele, o objetivo é propiciar o intercâmbio entre artistas, coralistas e público de forma virtual, além de reforçar a identidade cultural do município. “Diversos corais entoarão canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento. Serão mais de 300 vozes que vão encantar e levar a música de qualidade aos lares, enobrecendo o ser humano através da arte e contribuindo para a construção de um mundo melhor”, destaca Altevogt.
Relembre
Tradicionalmente, o município realiza o festival de coros regional, promovido pelo Coral Municipal de Teutônia, o que não será possível em 2020 em função da pandemia da covid-19.
Corais participantes
- Coral Municipal de Teutônia (RS);
- Coral Municipal Anos Dourados, de Teutônia (RS);
- Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia (RS);
- Vocal Entretantos, de Novo Hamburgo (RS);
- Coral do Instituto de Educação em Artes, de Goiânia (GO);
- Grupo Vocal Terça Maior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba (PR);
- Coro Elo de Vozes, de Bom Princípio (RS);
- Coral Fratelli, de Ibirubá (RS);
- Coral do Litoral, de Balneário Camboriú (SC);
- Coro Espelho Sonoro IFRS, de Caxias do Sul (RS);
- Coro Infanto Municipal de Encarnacion, Paraguai;
- Coro de la Universidad de Belgrano, Argentina;
- Indianapolis Symphonic Choir, Estados Unidos;
- Coral de Darmstadt, Alemanha, com integrantes dos coros MixDur, QuerBeat e Git on Boa’d.