Inspirada nos Estados Unidos, a Black Friday, que ocorre na sexta-feira, 27, já é uma data comercial consolidada no país e na região. Lojistas preparam descontos para receberem os clientes que pretendem antecipar as compras de Natal por um preço mais em conta.
Em Lajeado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acredita em um bom resultado de vendas para o varejo. Conforme o presidente da entidade, Aquiles Mallmann, muitos lojistas já adiantaram as promoções e transformaram a data em uma “Black Week”, uma semana inteira de promoções. “A data ganha força a cada ano que passa. Com certeza teremos dias de vendas significativas e um cenário favorável para todos lojistas”, avalia.
Mallmann explica que os descontos também são vantajosos nas lojas físicas. “É mais visível na internet, mas temos muitas vantagens no comércio local”, argumenta.
Em um ano em que o comércio foi tão prejudicado pela pandemia, a data pode melhorar o cenário. “Tivemos altos e baixos e perdas de datas importantes, podemos ganhar um fôlego com boas promoções e verdadeiras. Lojas oferecem descontos de até 50%”, relata.
Melhor preço
A sócia-proprietária da Lojas Prata, Joana Peixoto Vier explica que o grupo repensou a “Black Friday” e nomeou como “Best-Friday”. “A iniciativa se relaciona com a ideia de oferecer o melhor preço para o consumidor. Como há tantos acontecimentos com negros, tanto no Brasil como no exterior, tiramos a palavra black”, explica.
No estabelecimento, os descontos chegam até 50% e as promoções seguem até o sábado.
Dicas para compra segura
A época também é marcada por golpes e fraudes, que acabam lesando a população consumidora. O Procon/RS elaborou dicas para o consumidor aproveitar as ofertas e efetuar compras seguras e evitar problemas com dívidas indesejadas, no período que antecede o Natal. Conforme a entidade, é importante realizar pesquisas de preços antecipadamente para comparar os produtos de diferentes marcas e garantir que o desconto é real.
Na internet, o consumidor deve evitar links e ofertas recebidas por e-mail ou nas redes sociais. Deve-se sempre realizar a consulta na página oficial da loja, de preferência pelo site da marca.
A confirmação da compra na internet também exige atenção. O Procon alerta para os consumidores sempre verificarem se o preço no carrinho de compras virtual não foi alterado ao ofertado na página do site.
Outro item indispensável para as compras na data é a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço.