As jogadas de Diego Armando Maradona ficarão na memória dos torcedores. Quem lembra bem da importância do jogador que faleceu na quarta-feira, 25, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, é o argentino Juan José Enrique Abelleira, que mora há 20 anos em Lajeado.
Ele participou na manhã desta quinta-feira, 26, do programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9, destacando o papel que o jogador argentino desempenhou dentro do campo. “Dentro do campo de futebol ele foi um mago e líder.”
Não é preciso pensar muito para vir à memória a lembrança da jogada feita na partida entre Argentina e Inglaterra na Copa de 1986. “Eu tenho essa imagem muito presente na memória, estava na faculdade na época e olhando em uma televisão de 14. Lembro que eu e meus colegas de quarto fomos ficando eufóricos com a jogada até que ele fez o gol da vitória”, recorda. Segundo ele, foi Maradona que venceu a copa naquele ano. “Essa conquista foi muito bonita e forte para um país que é pequeno.”
Abelleira também lembra da dupla personalidade do ídolo argentino. “Dentro do campo ele era espetacular, mas quando saia das quatro linhas do campo de futebol, ele tinha uma personalidade polêmica com muitos erros na vida polêmica.”
O velório de Maradona foi realizado na Casa Rosada, sede do Governo. Em Buenos Aires, torcedores e fãs do jogador acompanharam os atos fúnebres e aproveitam o momento para se despedir de um dos grandes nomes do futebol.