Um alívio para o campo. É o que mostra o prognóstico da meteorologia para os próximos dias. Antes da chegada de uma boa quantidade de chuva, as pessoas terão de encarar um dia de calor intenso, inclusive superior ao registrado na terça-feira, 24, quando os termômetros passaram dos 38ºC.
Para essa quarta-feira, 25, o calor chega aos 40ºC. Essa condição é provocada por uma massa de ar quente, que estacionou sobre o RS no fim de semana e ganhou força nesses últimos dois dias. Na noite dessa quarta, a fronteira com o Uruguai já terá pancadas de chuva, o que deve se espalhar pelo estado na quinta-feira.
Com o encontro do ar frio com a massa de calor, se formam as condições para temporais isolados, com rajadas de vento próximas dos 80 km/h. Conforme a Metsul Meteorologia, o Vale do Taquari poderá ter chuvas fortes, acompanhadas de trovões e até granizo em pontos isolados.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, serão dias consecutivos de chuva. “Não significa que vai chover o tempo inteiro”. A partir dessas precipitações mais frequentes, haverá melhores condições para o plantio de verão da cultura de milho.
Pela análise dos satélites, a projeção é para, no mínimo, sete dias com chuvas diárias. Do centro para o norte do RS, a tendência é de 50 milímetros. Essa perspectiva pode se alterar, pois a chuva não será uniforme, com isso, algumas localidades podem ter volumes que ultrapassem os 100 milímetros.
Diante deste cenário, e com a atmosfera mais aquecida, é provável que se registrem episódios de chuva forte a torrencial com elevados volumes em curto período. Isso traz o risco de alagamentos, informa a meteorologista.