A Certel obteve o primeiro lugar do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano 2020. A premiação é um reconhecimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao trabalho desenvolvido em benefício do desenvolvimento social e econômico. A divulgação ocorreu na tarde dessa terça-feira, 24, em transmissão online.
A cooperativa concorreu na categoria intercooperação, com o projeto “A energia que nos une”, que retrata a parceria firmada com as cooperativas Sicredi Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade), afim de financiar a sua próxima hidrelétrica. Batizada de Vale do Leite, será instalada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.
Também foram finalistas nesta categoria as cooperativas Coopatos e Copacol, de Minas Gerais, com o “Projeto Recriar”, e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred, do Rio Grande do Sul, com o “Projeto Meu Tambo Meu Futuro”.
Iniciativa inédita
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, relatou que a intercooperação praticada pela Certel com as quatro cooperativas Sicredi possibilitará a geração de energia limpa e renovável, incrementando renda, empregabilidade e desenvolvimento regional.
Classificou o projeto como a verdadeira força e valor do cooperativismo, pois permitirá que os associados recebam energia de qualidade reconhecida e com tarifa acessível.
“ACertel, de maneira inédita, estabeleceu esta intercooperação com quatro cooperativas do Sistema Sicredi para viabilizar um grande empreendimento, que será fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Dedicamos o prêmio aos mais de 70 mil associados e a todos as equipes envolvidas”, celebrou Hennemann.
Cooperativas de 22 estados
Em sua saudação, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que, mesmo diante da pandemia de covid-19, sente-se feliz em poder reunir boa parte das cooperativas brasileiras.
“Estamos reconhecendo um trabalho extraordinário que todas as cooperativas fazem no dia a dia por um mundo melhor. Meu agradecimento às 320 cooperativas inscritas, que representaram 22 estados no Prêmio”, afirmou.
Freitas também comentou sobre a influência cooperativista diante dos obstáculos enfrentados neste ano de pandemia. “Tivemos desafios imensos e fico muito feliz em dizer que as cooperativas fizeram um papel fantástico neste momento de dificuldade, pois souberam dar a volta por cima sendo inovadoras e criativas.