O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta segunda-feira, 23, o mapa definitivo da 29º rodada do Distanciamento Controlado. Na sexta-feira, 20, o Vale do Taquari havia permanecido na bandeira vermelha. No entanto, com o período de recursos, os gestores da região conseguiram reverter a situação e o Vale volta a bandeira laranja. Assim como os pedidos de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul e Porto Alegre.
Oito regiões permanecem em bandeira vermelha. Apenas cinco pedidos de reconsideração foram enviados por municípios e associações regionais. Assim, o Rio Grande do Sul fica com oito regiões em bandeira vermelha e 13 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59min de segunda-feira, 30.
Por outro lado, a equipe técnica optou por rejeitar os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Passo Fundo e Uruguaiana. Essas três regiões se somam a Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim, que não enviaram pedidos de reconsideração. Das oito regiões em vermelho, apenas Uruguaiana não aderiu ao sistema de cogestão.
Em Lajeado, por mais que a ocupação esteja aumentando, a região ainda apresenta mais de 80% de leitos clínicos disponíveis.