A 16ª edição do Canto da Lagoa foi marcada por músicas com conteúdo artístico, letras, arranjos e apresentações que emocionaram e fizeram o público que assistiu a live vibrar por meio de comentários. O festival de música ocorreu nessa sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de novembro, no Parque João Batista Marchese de Encantado e foi transmitido ao vivo por live nas redes sociais do evento.
“Armaduras” foi a canção vencedora do 16°Canto da Lagoa, com letra de Diego Muller e música de Rodrigo Maia da cidade de Porto Alegre. A canção levou também o prêmio de melhor letra e melhor intérprete com Pirisca Grêcco (veja lista completa dos vencedores abaixo).
A realização do 16º Canto da Lagoa é da Associação Cultural Encantado, conta com patrocínio de Fontana, Baldo S/A, Ciamed, Vini Lady, Sicredi, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan – Governo Do Rio Grande Do Sul – Novas Façanhas e Dália Alimentos e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal – Ordem e Progresso.
Programação do domingo
Neste domingo, a programação inicia às 15h com Oficina de Percussão Corporal com Maximiliano Maglianese e na sequência Oficina de Percussão com Gonzalo Díaz. Ambas as oficinas serão realizadas por professores da Argentina. No final de cada workshop, os participantes terão 15 minutos para conversar com os instrutores por meio de videoconferência.
A partir das 17h30 haverá show com Gustavo Almeida, jovem acordeonista que está, cada vez mais, se destacando no cenário nacional e internacional, pois é considerado um dos melhores acordeonistas da sua faixa etária no mundo, no estilo Jazz/Virtuoso. E para finalizar a programação, a partir das 19 horas haverá show com a Orquestra de Encantado.
Também será realizado a Feira da Agroindústria Familiar até às 18h30min. São 16 empreendimentos presentes na atividade que funciona em formato drive thru.
Premiados
1° lugar – “Armaduras” letra de Diego Muller e música de Rodrigo Maia – Porto Alegre
2° lugar – “Quando Amanhecer” letra de Fernando Graciola/Ivani Graciola/Thiago Vian e música de Fernando Graciola – Encantado
3° lugar – “Apneia” letra de Bruno Kohl e música Daniel Conti – Santa Catarina e São Paulo
Música mais popular – “Milonga Urbana” letra e música de Agostinho Luís Agostini – Caxias do Sul
Melhor intérprete – Pirisca Grêcco que interpretou “Armaduras” letra de Diego Muller e Música de Rodrigo Maia – Porto Alegre
Melhor instrumentista – Carlos Eduardo Césáro e Everson Maré da música “Milonga Louca” – Rodrigo Bauer/Robledo Martins – São Borja e Pelotas
Melhor arranjo – “Milonga Louca” – Rodrigo Bauer/Robledo Martins – São Borja e Pelotas
Melhor melodia – “Clandestino” – Dilan Camargo Tuny Brum – Santa Maria e Porto Alegre
Melhor letra – “Armaduras” letra de Diego Muller e Música de Rodrigo Maia – Porto Alegre