A comunidade Quilombola – Loteamento 17 produziu um vídeo, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para refletir sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, 20.
Conforme a assistente social do CRAS, Eliana Becker, a ideia de produzir o vídeo surgiu com o objetivo de mostrar o potencial da convivência em comunidade, além de retomar com os encontros presenciais.
As imagens, produzidas e captadas pelo orientador social do CRAS, Ismael Salvatori, retratam o cotidiano das mais de 20 famílias que vivem no local, seus costumes, brincadeiras e desafios em tempos de pandemia de Covid-19. Além disso, mostra o trabalho desenvolvido pelo CRAS que, desde 2018, realiza oficinas, como, por exemplo, de tranças e artesanato, que visam o resgate e valorização da cultura afro-brasileira.
“Ações como essa, na qual eles protagonizaram e fizeram parte da construção do roteiro, oportunizam uma mudança de paradigma sobre os próprios valores e a mudança, assim como o reconhecimento do potencial e orgulho da própria história”, contou Eliana.
Confira o vídeo: