Mulheres ganham espaço, mas ainda são minoria nas Câmaras

Legislativo

Mulheres ganham espaço, mas ainda são minoria nas Câmaras

Participação feminina nas câmaras é de 19,2%. No último domingo, foram eleitas oito vereadoras a mais que em 2016

Mulheres ganham espaço, mas ainda são minoria nas Câmaras
Vale do Taquari

Por obrigação da lei eleitoral, os partidos passaram a contar com, no mínimo, 30% de mulheres em suas listas de concorrentes ao Legislativo. Na realidade das câmaras e prefeituras, elas ainda não atingem esse patamar.

Dos 358 vereadores eleitos para o mandato que inicia em 2021, apenas 69 são mulheres. Elas representam 19,2%, ou quase uma a cada cinco representantes.

O número mostra um crescimento 13,1% em relação às eleições municipais anteriores, quando foram escolhidas 61 vereadoras.

Em seis cidades da região, nenhuma mulher foi eleita, outro avanço em relação à eleição anterior, quando eram nove as câmaras comandadas unicamente por homens.

A maior representação feminina no Legislativo está em Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo e Vespasiano Corrêa. Os três municípios contam com quatro vereadoras cada.

Única prefeita eleita do Vale

Em 2021, Poço das Antas será o único município do Vale do Taquari comandado por uma mulher. Em sua segunda candidatura, Vânia Brackmann (PDT) conquistou 64,9% dos votos válidos.

Atuando como professora, na rede municipal e estadual, há cerca de 30 anos, ela atribui um dos pontos fortes da vitória à empatia com os alunos em sala de aula. “A empatia me fez pensar que um dia poderia me eleger prefeita do município”, afirma.

Os eleitores de Poço das Anta elegeram também três vereadoras. Vânia destaca que o Executivo terá presença feminina também nas secretarias, mas os nomes ainda não foram definidos. “Vou dar o máximo de mim para representar muito bem as mulheres do Vale do Taquari. Quem sabe eu consiga contagiar mais mulheres a se prepararem para concorrer às eleições”, afirma.

Acima da média nacional

Em todo o Brasil, foram eleitas cerca de nove mil vereadoras no último domingo. Elas representam 16% do total. Foram escolhidos 47,3 mil homens eleitos para os Legislativos. Os dados foram compilados pelo site Nexo. Os resultados oficiais ainda não foram publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números mostram um crescimento, ainda tímido, da participação feminina na política. De acordo com o TSE, em 2016, as vereadoras eram 13,5% dos legislativos municipais. Em 2012, eram 13,1%. Segundo o TSE, as mulheres representam 52,5% do eleitorado brasileiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais