Reconstrução da orla do Rio Taquari deve ser concluída em quatro meses

Estrutura

Reconstrução da orla do Rio Taquari deve ser concluída em quatro meses

Obras estão sendo feitas com recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional

Reconstrução da orla do Rio Taquari deve ser concluída em quatro meses
(Foto: Divulgação/Pietra Darde)
Lajeado

A orla do Rio Taquari, que teve pontos destruídos pela enchente histórica registrada no mês de julho, está em reconstrução. A Prefeitura de Lajeado iniciou na última semana as obras de reconstrução dos pontos afetados pela cheia. O projeto prevê a revitalização de 450 metros da margem do rio.

Os pontos de reconstrução foram divididos em dois lotes que totalizam 13 etapas, visando facilitar a execução da obra dentro do prazo estabelecido. O lote 1 inclui as 8 primeiras etapas, sendo de responsabilidade da Construtora Giovanella. Já o lote 2, que será executado pela Construtora e Urbanizadora PAP, abrange da etapa 9 à 13. O local com o mais pontos de reconstrução é a rua Oswaldo Aranha, que compreende desde a etapa 3 até a 11. Já as etapas 1 e 2 são na rua Bento Rosa, no bairro Hidráulica, e as etapas 12 e 13 são na Beira Rio. As empresas foram contratadas por meio de processo licitatório.

A primeira obra do lote 1 iniciou na semana passada na rua Oswaldo Aranha, local que será revitalizado antes dos outros em razão de ser um ponto com maior circulação de pessoas. A estimativa é que as obras do lote 2 iniciem nas próximas semanas. Segundo o coordenador do Setor de Projetos Especiais da Prefeitura, Alan Christian Dalosto, o processo de reconstrução inicia no desmonte de rocha na jazida, segue com o carregamento por caminhões, o descarregamento das pedras na obra e, por fim, o enrocamento das pedras nas margens do rio de forma a corrigir a área degradada.

As obras, que devem ser concluídas em quatro meses, totalizam R$ 4,2 milhões e são recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

(Foto: Divulgação/Pietra Darde)

Acompanhe
nossas
redes sociais