Empresário de Lajeado participa de evento com o Papa no sábado

Novos modelos de economia

Empresário de Lajeado participa de evento com o Papa no sábado

“The Economy of Francesco” foi adaptado e ocorre de forma online a partir desta quinta-feira

Empresário de Lajeado participa de evento com o Papa no sábado
O empreendedor de Lajeado é o único do estado a participar do evento (Foto: Divulgação)
Lajeado

Em maio de 2019, o Papa Francisco convidou 500 jovens empreendedores, pesquisadores e promotores de mudanças sociais para se reunirem e discutirem novos modelos de economia. O morador de Lajeado, Tiago Guerra, 34, é um dos selecionados. O graduado em Engenharia de Produção pela Univates é o único jovem empresário do estado a ser escolhido.

O “The Economy of Francesco” ocorreria de forma presencial em março, em Assis, na Itália, porém foi transferido e começa nesta quinta-feira, 19, e segue até sábado de forma online. O encontro presencial foi remarcado para novembro de 2021. Conforme Guerra, o evento pretende avançar na construção de um modelo econômico mais completo, que leve as pessoas em consideração e que compreenda de melhor forma o uso de recursos naturais disponíveis no planeta.

Com o adiamento do evento, desde março, os jovens foram divididos em 12 vilas temáticas com grupos multidisciplinares para debater soluções e propostas em diversas áreas para apresentar ao Papa no próximo sábado, dia 21.

No grupo do lajeadense estavam moradores da Polônia, África do Sul, México, Argentina e da Itália, que debateram sobre “Negócios em transição”, relacionado à função do negócio na humanidade.

“Nosso debate foi sobre o enfraquecimento instituições político-público como o STF, no Brasil, que algumas vezes caiu no descrédito da população. Nossa proposta será como acelerar transições de negócio para uma economia compartilhada focada na diminuição da desigualdade”, explica.

Encontro com Papa

Para Guerra, esse evento proporciona uma discussão aprofundada para avançar na construção de um modelo de mudo mais completo. “Não será uma discussão rasa sobre direita ou esquerda, capitalismo ou socialismo. Será uma nova função social para ter um desenvolvimento da sociedade de forma igual”, argumenta.

O evento é baseado nos princípios de São Francisco. Conforme Guerra, o Papa é o âncora que convocou um evento de jovens ecumênico para debater o futuro da economia e do mundo. “O evento nos dá total autonomia para criar e desenvolver novas propostas, sem preconceitos”, esclarece.

O evento será transmitido ao vivo pelo site.

Acompanhe
nossas
redes sociais