Conheça o vereador mais jovem e o mais veterano da região

Câmara de Vereadores

Conheça o vereador mais jovem e o mais veterano da região

Conheça Dalci Lussani e Gustavo Maldaner, os parlamentares mais velho e mais jovem da região na legislatura que inicia em 2021

Conheça o vereador mais jovem e o mais veterano da região

Dos 358 vereadores do Vale do Taquari, quase 80% tem 30 a 59 anos. Entre os que fogem dessa tendência de faixa etária estão Dalci Lussani, de Boqueirão do Leão, e Gustavo Maldaner, de Mato Leitão.

Gustavo Maldaner completará 20 anos a menos de um mês de assumir como vereador em Mato Leitão (Foto: Fábio Kuhn)

Respectivamente, eles são os políticos mais velho e mais jovem eleitos para a vereança regional em 2021.
Aos 73 anos, Lussani chega a terceira legislatura em Boqueirão do Leão, vaga conquistada com 202 votos. O político do MDB estava afastado da política por 16 anos e classifica a vitória nas urnas como uma “ação divina”. “Tenho certeza que foi graças a Deus que me elegi. Do jeito que estão as campanhas, não iria acontecer novamente”, comenta.

Por sua vez, Maldaner (MDB) conseguiu uma cadeira na câmara de Mato Leitão com 169 votos – o sexto vereador mais votado no município. Ele completará 20 anos em 6 de dezembro, 25 dias antes de assumir o posto de vereador.

Eleito em três partidos

Aos 73 anos, Lussani se elegeu pela terceira vez em Boqueirão (Foto: Divulgação)

Lussani compôs a primeira câmara de vereadores de Boqueirão do Leão após a emancipação, em 1989. Na época, candidato do PDS, conseguiu a vaga com a maior votação: 175 votos. No pleito seguinte, ficou suplente pelo PTB, mas ganhou a cadeira após um dos vereadores eleitos ocupar cargo de secretário.

Após isso, Lussani concorreu mais uma vez, sem êxito. Nos últimos 16 anos, se dedica ao serviço público na Secretaria de Saúde. O retorno para a disputa eleitoral ocorreu após pedido do presidente do MDB.

“Não tinha intenção de concorrer. Mas ele me pediu e vi que, pelo trabalho que fazia na Saúde, teria condições de me eleger”, complementa.

Em função dos gastos cada vez maiores de campanha, Lussani afirma que essa será a última eleição que disputou na vida e cita como metas da legislatura “trabalhar com seriedade para desenvolver o município”.

Herança da família

A principal inspiração de Maldaner para se tornar político está na própria casa. O pai Arcênio foi eleito cinco vezes em Mato Leitão. Neste período de 2001 até hoje, também ocupou cargos de secretário de Obras e Saúde.

Percebendo a necessidade de renovação, Maldaner substituiu o pai no pleito de 2020. Para ele, ter sido eleito representa uma possibilidade de atrair jovens à política. “Quero fazer encontros para trazer a juventude para perto da câmara”, cita.

Outros objetivos do futuro vereador serão atuar para a redução de impostos e diminuição dos custos com o funcionalismo público. “Como represento a renovação, tenho que dar o exemplo e mostrar não ser leigo nos assuntos”, pontua.

Estudante de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Maldaner descarta a possibilidade de concorrer ao Executivo no futuro. “Quem tem que assumir esse cargo são administradores”, justifica. Conforme ele, uma evolução seria galgar uma cadeira como deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Acompanhe
nossas
redes sociais