O Ministério Público deve ajuizar ações judiciais em relação a duas candidaturas ao Legislativo em Lajeado. A promotor eleitoral Ana Emília Vilanova confirma que há procedimentos preparatórios eleitorais em andamento, na fase de coleta de provas. Ana Emília prefere não fornecer mais detalhes até o ajuizamento das ações.
O MP apura duas situações. A candidata a vereadora pelo PSB, Elisângela de Farias, conhecida como Nega, protocolou declaração sobre sua candidatura na Câmara de Vereadores de Lajeado. No documento, encaminhado a Justiça, afirma que não possui conhecimento do registro de sua disputa ao Legislativo.
Na eleição de domingo, 15, Elisângela não registrou nenhum voto nas urnas. Em entrevista à Rádio A Hora 102.9 na manhã dessa segunda-feira, 16, Elisangela destacou que não sabia que seu nome estava concorrendo a uma vaga na Câmara. “Eles deram um golpe em mim. Vou entrar com uma ação contra eles, não vou deixar assim”, afirma.
Presidente do PSB, Rodrigo Conte afirma que Elisângela tinha ciência da candidatura. “A candidata assinou todos os documentos necessários, tirou foto para a campanha e retirou todos os materiais de divulgação. Nós do partido também estranhamos a situação e averiguaremos o acontecido”, disse á Rádio A Hora.
A outra situação investigada pelo MP é a da candidata Dilce, do mesmo partido, que fez apenas um voto.