Gerações distintas no comando das cidades

De 16 a 80 anos

Gerações distintas no comando das cidades

Com slogan de “o vô tá on”, Adroaldo Conzatti (Encantado) será o prefeito mais velho da região em 2021. Em contraste, Mateus Trojan (Muçum) ostenta o posto de “caçula” entre os eleitos

Gerações distintas no comando das cidades
Aos 80 anos, Conzatti se elegeu para quarto mandato (Foto: Juliana Pisoni)
Vale do Taquari

Quando Mateus Trojan nasceu em Muçum, Adroaldo Conzatti estava em seu segundo mandato no governo municipal de Encantado. Os dois políticos que residem em cidades vizinhas são respectivamente o prefeito eleito mais novo e mais velho do Vale do Taquari nas eleições de 2020.

São 56 anos que separam os dois políticos. Em outubro, Trojan completou 26 anos. Mesmo com a pouca idade, já ocupou uma cadeira no Legislativo e foi responsável pela criação da Juventude do MDB.

Por sua vez, Conzatti está com 80 anos. Possui um currículo amplo com quatro mandatos como prefeito e dois como vereador, além de passagens pela área de habitação do governo estadual e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Os poucos anos de vida podem ser vistos como fator negativo, percebe Trojan. Ele cita resistência em ganhar a confiança das pessoas, mas reforça que a idade “não é sinônimo de inexperiência”. No caso de Conzatti, os 80 anos motivaram, inclusive, slogan da campanha. “O vô tá on” foi citado pelo experiente político até na comemoração da vitória nas urnas.

Paixão desde a infância

Concorrendo pelo MDB, Trojan foi eleito prefeito em Muçum com 55,4% dos votos. Ele e o vice-prefeito Amarildo Baldasso (PSD) derrotaram nas urnas os concorrentes Alex Colossi (PSDB) e Leonardo Maninho (PL).

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, o mais jovem prefeito eleito do Vale classificou o gosto pela política como algo natural. Com sete anos, se recorda da primeira eleição, quando simpatizava com o então candidato a governador, Germano Rigotto (MDB).

Aos 17 anos, participou ativamente nos bastidores da primeira campanha. Com 21 anos, concorreu pela primeira vez, sendo eleito vereador com 214 votos (terceiro mais votado).

Trojan cita o bom trabalho na vereança como um dos fatores que o fizeram ser eleito mandatário de Muçum em 2021. Entre as ações, destaca recursos encaminhados ao Hospital Nossa Senhora Aparecida e implementação das transmissões ao vivo das sessões da câmara.

Para a futura gestão, pretende otimizar os serviços nas áreas de saúde e educação e incentivar os negócios locais. Outro foco será o fomento do turismo com criação de rotas e eventos que possam ser integrados ao Trem dos Vales.

Comemoração de Mateus Trojan após vitória nas urnas no domingo (Foto: Divulgação)

Quase 50 anos na política

Cabeça de chapa na coligação “Somos todos Encantado” (PSDB, PTB, PDT, PSL, PSB e DEM), Conzatti derrotou o venceu a eleição com 688 votos a mais que o ex-aliado Enoir Cardoso (PP). Em 2021, iniciará o quarto mandato em Encantado.

Conzatti também se diz apaixonado pela política desde sempre e, mesmo com apenas 14 anos, já discutia com colegas temas como a morte de Getúlio Vargas. “Passava pela Júlio de Castilhos em uma época que não havia um paralelepípedo. Já tinha esse espírito de cobrança, de questionar por que as coisas não aconteciam”, conta.

Em 1972, iniciou na carreira política se elegendo o vereador mais votado com 518 votos. Do pleito daquela época para hoje, cita como diferença o tempo de campanha. “Era quase meio ano, assim era possível conversar com a comunidade. Em 2020, tivemos que fazer 47 reuniões em 45 dias”, compara.

Conzatti cita a experiência como trunfo e classifica as eleições como “pós-graduação na melhor universidade do mundo”. As metas do quarto mandato serão levar internet e asfalto para todas comunidades interioranas de Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais