Com 91,71% dos votos, Evania e Fernanda são as novas reitoras da Univates

Ensino

Com 91,71% dos votos, Evania e Fernanda são as novas reitoras da Univates

Duas mulheres estarão à frente da Universidade nos próximos quatro anos

Com 91,71% dos votos, Evania e Fernanda são as novas reitoras da Univates
Evania e Fernanda são as novas reitoras da instituição (Foto: Divulgação/Lucas George Wendt)
Lajeado

Foi homologado nesta terça-feira, 17, o resultado do processo eleitoral para a gestão 2021-2024 da Reitoria da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no qual as professoras Evania Schneider e Fernanda Storck Pinheiro ocuparão os cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente. Esta é a primeira vez que a gestão da Universidade será liderada por mulheres. Elas sucedem Ney José Lazzari, que foi reitor da Univates nos últimos 20 anos.

A chapa única foi eleita com percentual de aprovação de 91,71% dos 1.242 votos computados. Evania destaca que neste pleito houve um expressivo aumento no número de votantes, passando de 813 em 2016 para 1.242 votos em 2020. “Isso representa um aumento de mais de 50% no número absoluto de participações e um percentual ainda maior na proporção ao número de eleitores aptos e aqueles que votaram”, informa Evania. Fernanda analisa que esse resultado indica que a nova gestão terá início com forte apoio da comunidade acadêmica, num aceno que indica legitimidade para implementar a nova fase da Universidade.

A reitora eleita afirma que, para enfrentar um momento de desafios com tantas transformações que estão ocorrendo no mundo e na Universidade, a nova Reitoria irá reafirmar seu compromisso com a pluralidade, com a natureza comunitária da Instituição, a responsabilidade social, a sustentabilidade financeira, a excelência acadêmica e a transparência. “Entendemos que a gestão de uma instituição como a Univates deve ter caráter dinâmico, flexível e passível de reflexão com toda a comunidade acadêmica”, explica.

A vice-reitora eleita acrescenta que a gestão será qualificada, dinâmica e disposta ao diálogo e à construção de novas formas de trabalhar os processos relacionados à centralidade do fazer universitário. “Acreditamos que nossos principais desafios sejam levar adiante um legado com a importância histórica da Univates, diante de um cenário contemporâneo e desafiador, valorizar a educação, compreendendo-a como o ensino, a pesquisa, a extensão universitária”,  declara Fernanda.

A eleição foi realizada entre os dias 4 e 10 de novembro, por parcela da comunidade regional, representada por meio da Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates); pelos professores do Quadro de Carreira da Univates; pelos alunos regulares de graduação e pós-graduação da Instituição; e pelos funcionários técnico-administrativos. Os votos foram contabilizados por meio de um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), instrumento auditado por empresa especializada para garantir a transparência do processo eleitoral. A nova chapa assume em janeiro de 2021.

Perfil das eleitas

Evania Schneider

A nova reitora é graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1992). Também tem graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIVATES (2005), especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil (1994), especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário UNIVATES (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora e diretora de Desenvolvimento de Pessoas na Univates.

Fernanda Storck Pinheiro

A nova vice-reitora é doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Tem mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc (2003) e graduação em Direito pela Unisc (2000). Atualmente é professora do curso de Direito da Univates, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Instituição e pró-reitora de Ensino.

Acompanhe
nossas
redes sociais