Resultado da urna confirma tendências das pesquisas

Dados

Resultado da urna confirma tendências das pesquisas

Em Lajeado, Estrela e Taquari, candidatos que apareciam na frente venceram com margem ainda maior. Em Arroio do Meio, pesquisa teve empate técnico com crescimento de Bruxel, que se elegeu

Resultado da urna confirma tendências das pesquisas
Vale do Taquari

Após a apuração de 100% das urnas do Vale do Taquari, os resultados confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral confirmou as tendências apontadas pelas pesquisas do Instituto Methodus com exclusividade para o Grupo A Hora em quase todas as cidades pesquisadas.

Foram feitos levantamentos nos seis municípios de maior eleitorado da região: Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia, Encantado e Taquari.

Vantagem maior

Em Lajeado, a última de três pesquisas foi publicada em 13 de novembro e apontava Caumo (PP) com 49,9% dos votos, contras 19% de Márcia Scherer (MDB) e 4,1% de Daniel Fontana (PSB). Nas urnas, o atual prefeito confirmou a reeleição com vantagem ainda mais ampla.

No município de Estrela, o resultado confirma o que apontavam as pesquisas. No levantamento, publicado em 12 de novembro, os sete candidatos apareciam praticamente na mesma ordem da votação, com apenas um alteração de posição entre Denise Goulart (PT) e Paulo Argeu Fernandes (PDT).

Em Taquari, a pesquisa publicada em 5 de novembro apontava André Brito (PDT) com 53,4% das intenções de voto contra 18,1 % de João Batista (PSDB). Nas urnas, a vantagem foi ainda maior. Brito fez 69,71% dos votos, contra 30,29% do concorrente.

Viradas

Em 10 de novembro, a pesquisa com os candidatos de Arroio do Meio mostrava o crescimento de Danilo Bruxel (PP), que se aproximava do atual prefeito Klaus Schnack (MDB), com empate técnico dentro da margem de erro. A diferença entre os dois era de pouco mais de dois pontos percentuais. Com 100% da apuração, Bruxel venceu com 51,86% dos votos, enquanto Schnack fez 48,14%.

Em Teutônia, pesquisa divulgada em 11 de novembro colocava os três candidatos com chance de vitória. A diferença entre Celso Forneck (PDT) e Jonatan Brönstrup (PSDB) era de apenas três décimos. Com a apuração concluída, Forneck venceu por quase 10 pontos de diferença.

Diferença reduziu

Em Encantado, levantamento publicado em 22 de outubro mostrava o atual prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) na frente com quase vinte pontos à frente do seu vice, Enoir Cardoso (PP). Com 96% da apuração, Conzatti vencia por pouco mais de cinco pontos

“As pesquisas fizeram seu papel”

Na avaliação do diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, se as pesquisas apontaram tendências que se confirmaram, elas cumpriram seu papel.

“Claro que a gente sempre quer dar o resultado da eleição. Mas em municípios com número de indecisos tão grandes, isso se torna muito difícil. Minha avaliação é de que as pesquisas fizeram seu papel, cumpriram com seu resultado isento”, avalia.

Sauer destacou ainda que, ao longo do trabalho de apuração, os pesquisadores sofreram intimidações em algumas localidades.

“Sofremos com pressão, tentativas de influência, mas o objetivo sempre é buscar o resultado mais próximo do que será a eleição e conseguimos com muito sucesso. Pesquisa não vence eleição, como algumas pessoas pensam”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais