O aplicativo e-Título apresenta instabilidade neste domingo, 15, para aqueles que estão fora da cidade e precisam justificar o voto. De acordo com a chefe do Cartório de Lajeado, Maria Bethânia Rohde, há possibilidade de justificar a ausência na votação de outras formas.
Até o fim deste domingo, é possível que o eleitor vá até uma seção eleitoral para justificar o voto. No entanto, após as eleições, existe um prazo de 60 dias para a justificativa ser feita. Após as eleições, o voto pode ser justificado por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e pelo Sistema Justifica.
Já aquele eleitor inscrito no Brasil que se encontra no exterior na data do pleito pode apresentar justificativa, em até 60 dias após cada turno ou no período de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.
Movimentação eleitoral
A chefe do Cartório Eleitoral ressalta que, até o início da tarde deste domingo, a movimentação está dentro do esperado. “Tivemos alguns problemas com mesários e algumas substituições de urnas. Esperamos que continue assim”, observa.