saiba mais
Urnas embarcam para os locais de votaçãoO Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sorteou quatro urnas em todo estado para serem auditadas, uma delas de Santa Clara do Sul, da 29ª Zona Eleitoral, que abrande os municípios de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Marques de Souza, Canudos do Vale, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Sério e Progresso. Este é um processo comum do TER-RS para comprovar a autenticidade da eleição.
A urna, que seria usada em Santa Clara do Sul, pertencia à seção 190. O cartório eleitoral de Lajeado já encaminhou uma urna de contingência para substituição. A auditoria ocorre em Porto Alegre com presença de integrantes da Polícia Federal, OAB, entre outros órgãos.
Servidores do TRE-RS realizam uma votação paralela com candidatos reais da cidade para comprovar a autenticidade da eleição. Eles escolhem um candidato, digitam o número na urna eletrônica e colocam o mesmo número em uma urna de lona. Após o processo, é realizada a contagem das cédulas e impresso o registro na urna eletrônica para comprovar se tem o mesmo número de votos. A operação será transmitida ao vivo pelo Youtube.
A urna de Santa Clara do Sul foi sorteada entre mais de 50 mil urnas de todo o estado, junto com outras três: duas de Porto Alegre e uma de Vacaria.
Conforme Chefe do Cartório Eleitoral de Lajeado, Maria Betânia Rohde, na última eleição, em 2018, em Progresso também houve uma urna auditada em um processo semelhante a este, porém ocorreu no dia da eleição.