O termo de compromisso elaborado pelo Fórum das Entidades teve baixa adesão por parte dos candidatos de Lajeado. O documento sugeriu 38 diretrizes sobre Gestão, Transparência, Controle e Política Externa. Dos 111 postulantes à câmara, apenas três se comprometeram.
Conforme o secretário executivo do Observatório Social e coordenador da comissão, Adriano Strassburger, a baixa adesão já era esperada pelo objetivo principal do documento: classificar o desempenho do Legislativo e as campanhas.
“No registro do TSE, vários alegam que a profissão deles é vereador. Então, imagina quando alguém fala em avaliação? Isso era normal, nós esperávamos uma rejeição forte”, admite Strassburger.
Entrega a diretórios
Parte dos candidatos alega, porém, não ter recebido o termo de compromisso ou nem mesmo ter conhecimento da proposta. O método de distribuição foi a partir dos diretórios de campanha, que por sua vez, ficaram responsáveis pelo encaminhamento ao candidato.
Strassburger admite que os protocolos sanitários vigentes foram empecilhos para métodos mais eficientes de distribuição. “Nós tentamos reunir todos os candidatos para entregar em mãos. Diante da pandemia, como eram mais de 100 candidatos, precisávamos de uma sala muito grande”, conta.
A solução foi se reunir, exclusivamente, com os representantes dos diretórios. Conforme o coordenador da comissão, todos as coordenações de campanha estiveram presentes. No encontro, foram entregues envelopes, com detalhamento das coligações e candidatos que representam os partidos.
Um novo contato foi feito no último dia 9.“Entramos em contato com os diretórios ainda na segunda-feira com a informação de que o prazo acabava inclusive para os prefeitos”, relata Strassburger.
A partir disso, alguns candidatos entraram em contato com o Fórum que chegou a enviar, ainda nessa semana, a proposta a concorrentes à câmara pessoalmente. Dos postulantes ao Executivo, apenas um aceitou o termo, com ressalvas.