Cerca de 1,7 mil candidatos disputam 396 vagas

o pleito na região

Cerca de 1,7 mil candidatos disputam 396 vagas

Confira o perfil dos candidatos e dos eleitores do Vale nas Eleições deste ano

Cerca de 1,7 mil candidatos disputam 396 vagas
Vale do Taquari

Mais de 286 mil eleitores vão às urnas neste domingo para eleger vereadores e prefeitos no Vale do Taquari. Em uma eleição atípica com impactos da pandemia e uma campanha mais curta, 92 candidatos disputam 38 vagas no Executivo e mais de 1,6 mil disputam as 358 vagas nas Câmaras de Vereadores.

Dos candidatos a prefeito da região, conforme levantamento feito junto aos dados do DivulgaCand, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), predominam homens brancos, casados, com idade entre 51 e 60 anos, ensino superior completo e que já atuam como prefeito.

Dos 92 candidatos da região, apenas sete são mulheres. Em relação a 2016, houve um tímido crescimento quando cinco postulantes que disputaram o Executivo.

A média de idade também aumentou. Em 2016, era de 49,89. No pleito atual, subiu para 51,71. Quase metade dos candidatos (44) está na faixa etária dos 51 aos 60 anos.

Mais de quatro candidatos por vaga no Legislativo

O Vale tem 1.697 candidatos em busca de uma das 358 vagas aos 38 Legislativos da região – uma média de 4,74 concorrentes por cadeira. A participação de mulheres ainda é tímida, com 636 concorrentes. O número representa 37,47% do total de candidatos.

O perfil predominante de candidatos é de homem branco, casado, com idade entre 40 e 49 anos, com ensino médio completo, agricultor e estreante nas urnas.

Facultativos e decisivos

“Enquanto minhas pernas me levarem às urnas, eu vou continuar votando” é assim que Ení Teresinha Petry, de 77 anos, justifica a sua participação nas eleições do próximo domingo. Mesmo sem a obrigatoriedade do voto, ela quer cumprir o seu papel como cidadã.

Para a moradora de Lajeado, escolher os representantes do Legislativo e Executivo é uma obrigação de todos, sem distinção de idade. “Entendo pouco de política, mas votar é um dever do cidadão. Escolher os representantes me dá o direito de cobrar depois de eleitos”, argumenta.

Sessenta anos mais novo, João Guilherme Manini Remonti, 17, decidiu fazer o título de eleitor neste ano, pois acredita que a eleição de um governante é o momento mais importante em uma sociedade democrática. “Nos permite escolher pessoas para solucionar os desafios existentes na cidade”, esclarece.

Para ele, momentos conturbados da política reforçam a necessidade de participação dos eleitores. “O voto é a principal ferramenta para mudanças na política, que pode impactar em melhorias econômicas e sociais”, reforça.

Uma a cada nove pessoas aptas a votarem nas eleições deste ano no Vale do Taquari não tem a obrigação de comparecer à urna. São 3,3 mil dos 286,5 mil eleitores da região. Em 2016, representavam 11% e nesta eleição, aumento para 11,8% do eleitorado.

Em diversos municípios da região, eles podem definir a disputa eleitoral. Coqueiro Baixo lidera o ranking, com 341 eleitores facultativos, o que representa 24,4%.

O que é permitido?

A promotora eleitoral da Comarca de Lajeado, Ana Emília Vilanova, esclarece que debates e comícios já não são permitidos. As carreatas, passeatas, bandeiraços e distribuição de santinhos são permitidas até às 22h deste sábado, dia 14. Após esse período não é permitido, nem mesmo nos comitês de campanha, o compartilhamento de material de divulgação das candidaturas. No entanto, as publicações e impulsionamentos nas redes sociais são proibidas apenas no domingo.

“Nas redes sociais só é possível fazer postagens até às 23h59 de sábado. Não pode ter nenhum impulsionamento e não pode postar nada no dia das eleições”, reforça.

Quanto ao número de infrações, conforme a promotora, está dentro da normalidade.“Temos muitos processos eleitorais ainda tramitando, que provavelmente vão ter sentenças após ao pleito. Até porque uma sentença hoje não vai interferir no dia da eleição porque às vezes a decisão da justiça eleitoral ocorre depois que o mandato termina”, revela.

Acompanhe
nossas
redes sociais