“Acredito no potencial da juventude para moldar um futuro diferente”

Abre aspas

“Acredito no potencial da juventude para moldar um futuro diferente”

Estudante do 3º ano do ensino médio na EEEM Guararapes, em Arroio do Meio, Emilia Bersch Schmidt, 17, acredita que exercer o papel de cidadã é essencial, e por isso decidiu fazer o título de eleitor e votar mesmo sem a obrigatoriedade. Para ela, os jovens têm buscado cada vez mais o seu espaço de fala na política.

“Acredito no potencial da juventude para moldar um futuro diferente”
Arroio do Meio

• Por que decidiste fazer o título de eleitor mesmo não precisando votar?

Nos dias atuais os jovens têm buscado ainda mais espaço de fala para expor suas ideias e posicionamentos. Há a procura em seus candidatos de uma familiaridade dessas ideias. Tem-se cobrado posicionamentos e efetivas mudanças de nossos governantes, mas para que possamos ter esse direito é necessário que sejamos membros efetivos das escolhas destes governantes.

• Entende que é necessário cumprir o papel de cidadã?

Para realizar a escolha dos candidatos creio ser necessário o real conhecimento de propostas e posicionamentos, mas também da função que será ocupada pelo mesmo, caso eleito, para se compreender em que suas propostas são fundamentadas. Penso ainda que é necessário buscar conhecer os candidatos além do que é explícito nas mídias, levando em conta também posicionamentos do partido pelo qual ele concorre. Por isso, mesmo sem ter a obrigação de votar optei por fazê-lo, já que compreendo que dessa forma estarei zelando pela sociedade a qual eu pertenço.

• O que faz você se interessar pela política em tempos tão conturbados?

Meu interesse com relação a política veio desde muito jovem já dentro da minha casa, local onde mantemos um diálogo aberto. A partir das aulas de história, filosofia e sociologia pude me aprofundar ainda mais nos fatores que antecederam o que hoje vivemos, e que moldaram nossos tempos. A partir da conversa com pessoas mais velhas ou da minha idade fui moldando minhas próprias ideias, e compreendo mais a real dimensão que tem ser um cidadão votante, fator que me encorajou ainda mais a tomar a decisão de participar do processo eleitoral.

• Qual a importância do jovem para a política?

Acredito que o jovem enquanto eleitor além de ser peça importante na construção do futuro da sociedade, também é porta voz de visões diferentes que talvez ainda não tenham sido abordadas pelos eleitores mais velhos, e portanto não são consideradas pelos candidatos. Já enquanto candidato creio que seja o efetivo representante da juventude na política e o principal agente de uma mudança. Num geral acredito no potencial da juventude para moldar um futuro diferente e estabelecer a sociedade que queremos viver ou que queremos deixar para as futuras gerações.

• Quais os seus planos para o futuro?

Atualmente estou no período preparatório para o vestibular de medicina, que pretendo cursar na UFRGS.

Acompanhe
nossas
redes sociais