A promotora eleitoral da Comarca de Lajeado, Ana Emília Vilanova, esteve no programa Frente e Verso desta sexta-feira, 13, na Rádio A Hora 102.9, para esclarecer o que é proibido a partir da noite de sábado, 14. Vilanova garante ainda que os órgãos de seguranças estão preparados para o pleito e terão efetivos reforçados, como divulgado ontem em coletiva de imprensa.
Debates e comícios já não são permitidos. Já as carreatas, passeatas, bandeiraços e distribuição de santinhos são permitidas até às 22h deste sábado, dia 14. Após esse período não é permitido, nem mesmo nos comitês de campanha, o compartilhamento de material de divulgação das candidaturas. No entanto, as publicações e impulsionamentos nas redes sociais são proibidas apenas no domingo.
“Nas redes sociais só é possível fazer postagens até às 23h59 de sábado. Não pode ter nenhum impulsionamento e não pode postar nada no dia das eleições”, informou Vilanova.
Quanto ao número de infrações, conforme a promotora, está dentro da normalidade.“A gente tem bastante processo eleitoral ainda tramitando, que provavelmente vão ter sentenças após ao pleito. Até porque uma sentença hoje não vai interferir no dia da eleição porque às vezes a decisão da justiça eleitoral ocorre depois que o mandato termina”, revela.
Prestação de contas até março de 2021
Com o adiamento das eleições, a prestação de contas das campanhas também atrasou. A juíza admite que não será possível analisar todas as comprovações dos gastos nas candidaturas. Já que a diplomação será em 18 de dezembro e a posse apenas 45 dias após o pleito. “O trabalho vai longe porque há todas as prestações de conta. As candidaturas estão avaliadas até março”, disse.