A terceira pesquisa de intenção de voto em Estrela apresenta um fator novo em relação aos levantamentos anteriores. Pela primeira vez, não há um empate técnico na liderança. Elmar Schneider (PTB) manteve a tendência de ascensão e abriu vantagem sobre Valmor Griebeler (PL).
O levantamento foi realizado pelo Instituto Methodus, com exclusividade para o Grupo A Hora. Ao todo, foram ouvidas 400 pessoas entre os dias 9 e 10 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa estimulada, Schneider lidera com 24,1%, ganhando 2,1 pontos a mais em relação ao que foi verificado no final de outubro. Ele está quase oito pontos à frente de Valmor, que oscilou negativamente e passou de 18,7% para 16,3%.
Na terceira colocação, Comandante César (MDB) se descolou de Eduardo Wagner (PSL), subindo para 13,6%, enquanto o concorrente caiu dois pontos, ficando em 8%. Policial Diego de Castro (DEM), que havia caído na pesquisa anterior, subiu para a quinta posição, com 4,7%, deixando para trás Paulo Argeu Fernandes (PDT) e Denise Goulart (PT).
A petista perdeu três pontos percentuais e agora soma 1,5%, enquanto o pedetista oscilou 0,4 pontos para baixo, caindo para 2,7%. O número de indecisos, porém, voltou a subir neste cenário, chegando a 22,9%.
Muitos indecisos na espontânea
O número de indecisos caiu na pergunta espontânea na comparação com a primeira pesquisa de Estrela. Mas segue alto.
Dos eleitores entrevistados pelo Instituto Methodus, 39,4% declararam não saber em quem votar, restando poucos dias para as eleições.
“Faltam poucos dias para a eleição e muita gente não tomou uma decisão. Isso é impressionante”, salienta o diretor presidente do instituto, José Sauer.
Neste cenário, a vantagem de Schneider para Valmor é de oito pontos, com o petebista crescendo em relação ao levantamento anterior.
Ele soma 20,2% contra os mesmos 12,2% que o vice-prefeito tinha na pesquisa passada.
César, Wagner e Castro também subiram, chegando a 10%, 7,1% e 3,4%, respectivamente.
Já Denise e Fernandes caíram para 0,7% e 1,5%.