• Como surgiu seu interesse por violino?
Desde jovem, sempre gostei e me identifiquei com música. E, na casa dos meus pais sempre ouvimos de tudo. Porém, a primeira vez que eu ouvi o som do violino fiquei encantada com o som, com o brilho do instrumento. Naquela época, em 1991, morávamos em Santa Maria e não sabíamos onde eu poderia aprender. Descobri que uma das minhas colegas estudava violino, e busquei de todo jeito que meu pai descobrisse seu endereço e onde ela realizava aulas. No ano seguinte, comecei as aulas junto à universidade local em um projeto piloto de iniciação ao violino.
• Como define tua relação com a música?
É complicado responder essa pergunta porque eu vivo a música, de música e para a música. Tudo que eu faço, todas as pessoas que conheço, todos os meus amigos e inclusive o meu marido chegaram na minha vida por meio da música.
• O que é e como funciona o teu projeto?
Tenho um canal no Youtube, no qual desenvolvi junto com meu marido o projeto Tapete Musical – Uma viagem pelo Brasil através da Música. Defino ele como uma viagem através da cultura e do folclore. A ideia é apresentarmos músicas de lugares diversos. Começamos pelo Brasil. O projeto é uma forma de aprender sobre música, geografia, história, cultura de uma forma divertida e agradável. O tapete é o nosso veículo para transpor à imaginação.
O projeto foi planejado antes da pandemia para atuar em festas de aniversário para crianças e feiras do livro, porém acabamos apresentando a nossa ideia a partir de um vídeo, que foi contemplado por um edital da Secretaria de Cultura do Estado.
Nos vídeos, nossa viagem começou pela região Sul, onde escolhemos o Pezinho, música do folclore gaúcho. Logo após seguimos para região Sudeste, onde a música O Pato, do Vinícius de Moraes, onde apresentamos o samba. E seguimos nossa viagem para o Centro-Oeste, e a música escolhida é a Catira do Passarinho dos compositores Celso Pan e Jacqueline Baumgratz, que nos apresenta a catira ou também chamada de cateretê.
Logo, chegamos ao Nordeste embalados pela história da música O Ovo, um baião do Hermeto Pascoal e do Geraldo Vandré. E nossa viagem termina lá na região Norte onde conhecemos o carimbó através da música Curió do Bico Doce, do compositor Gonzaga Blantez.
• O que acreditas que transmite por meio da música?
Meu desejo é transmitir valores bons que possam acrescentar algo na vida das pessoas. Considero que meu trabalho leva amor, cultura, diversão e alegria.