“Mais de 90% do plano de governo está cumprido”

Eleições 2020

“Mais de 90% do plano de governo está cumprido”

Projetos para diversificar empregos, manter serviços e ampliar a infraestrutura foram apresentados por Jonatan Brönstrup em sabatina na Rádio A Hora 102.9

“Mais de 90% do plano de governo está cumprido”
Atual prefeito foi sabatinado no programa Frente e Verso de quinta-feira (Foto: Fábio Kuhn)
Teutônia

Prefeito mais jovem da história de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB) tenta a reeleição. Em sabatina ontem, abordou a trajetória política, comentou sobre a operação Schmutzige Hände (“Mãos sujas”, em alemão) e apresentou propostas.

Brönstrup foi o terceiro candidato de Teutônia a participar das sabatinas da Rádio A Hora 102.9. As entrevistas ocorreram no programa Frente e Verso.

Em março de 2018, foi deflagrada uma operação em sua administração. Seu pai acabou preso e surgiu o debate de quem estaria governando a cidade. Fale desse momento.
Nós sabemos da importância de todas as gestões, e não foi diferente quando meu pai foi prefeito. Ele deixou sua marca. Obviamente por ser pai do prefeito, não quer dizer que era o prefeito. O prefeito sempre fui eu. Entregamos obras importantes, com decisão do prefeito e vice, baseadas no plano de governo que apresentamos para a comunidade. Não vai ser uma operação fracassada, que até o momento não apontou um centavo, que mudará isso.

Esse assunto teve repercussão nacional e pouco tempo depois você assumiu a presidência da Amvat. O que foi determinante para dar a volta por cima?
Essa confiança que tive, de levar Teutônia após 18 anos para a presidência da Amvat, foi conquistada através de muito trabalho. Sempre falava para nossa equipe: nosso guia é o plano de governo, vamos persegui-lo até o último dia do mandato. Se fizermos o que nos comprometemos com a população, estamos entregando respeito. Essa oportunidade de ter sido o mais jovem presidente da Amvat foi um voto de confiança.

Os oponentes apontam excesso de cargos de confiança (CCs). O que você projeta para a próxima gestão sobre isso?
Se estamos falando de diminuir máquina pública, e quando estivemos à frente do governo não fizemos isso, soa estranho para a população. Nós assumimos o governo com 45% do orçamento destinado para folha de pagamento. Hoje estamos com 42%. Ou seja, reduzimos o valor e, mais do que isso, ampliamos serviços. Ampliamos o pronto atendimento do bairro Canabarro que antes ia até as 17h, e hoje atende até às 22h. O Creas no bairro Canabarro, a capatazia, são serviços novos do nosso governo.

Nosso planejamento é focado nas pessoas. Esse é o mote de nossa administração, por isso entregamos promessas de mais de 20 anos

Em função da pandemia, Teutônia está entre os municípios que mais registrou desemprego, muito pela dependência das empresas de calçados. O que fazer para diversificar os empregos?
No nosso governo, incentivamos muito o setor primário, tanto que representa quase 30%. Quando assumimos, era 23%. Temos feito diversos trabalhos para trazer empresas de novos segmentos. Recebemos, em agosto, uma grande empresa do setor de metal mecânico na produção de carretas. Essa empresa está trabalhando em um espaço no prédio da antiga Paquetá, que foi locado através de parceria com a administração . Agora, já está acertada a vinda da empresa Nutripampa que se instalará nos prédios da antiga Nutrifarma. Inicialmente estará com 50 funcionários e, logo ali na frente, mais 50.

Quais são as propostas para a infraestrutura?
Não podemos construir sem planejar. Teutônia, ao longo dos anos, muito se falou, mas até hoje não se tinha um plano de mobilidade urbana, por exemplo. Contratamos esse plano com uma equipe técnica e 16 de novembro estamos programando a entrega oficial. Esse plano criará novos ambientes em Teutônia.

E o saneamento básico?
Somos o único município do estado com um projeto para 100% do perímetro urbano. Já temos a aprovação da Funasa da primeira etapa, que custará R$ 18 milhões. A Funasa entrará com 20% desse valor. O projeto total prevê investimento de R$ 80 milhões, mas é um projeto a longo prazo até 2035.

Por que o eleitor deve escolher suas propostas?
Acredito que nós só conseguimos a confiança quando entregamos resultado. Se Teutônia hoje é o que é, isso é fruto de todas as gestões, mas também de Jô e Dirinho. Quero que o eleitor olhe o plano diretor de quatro anos atrás e verifique todos os pontos. Mais de 90% do nosso plano de governo está cumprido. Nosso planejamento é focado nas pessoas. Esse é o mote de nossa administração, por isso entregamos promessas de mais de 20 anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais