Pesquisa aponta ampla vantagem de André Brito sobre João Batista em Taquari

Eleições 2020

Pesquisa aponta ampla vantagem de André Brito sobre João Batista em Taquari

Candidato do PDT supera tucano em todos os cenários, e está quase 50 pontos à frente nos votos válidos. Contudo, na pergunta espontânea, metade dos eleitores ainda não sabe em quem votar

Pesquisa aponta ampla vantagem de André Brito sobre João Batista em Taquari
Taquari

Cidade-mãe” da região, Taquari aparece com um cenário bem dis­tinto de outros municípios do Vale nas eleições. Restando dez dias para o pleito de 15 de novembro, uma larga diferença nas intenções de voto separa André Brito (PDT) de João Batista (PSDB), os dois postulantes à prefeitura.

A pesquisa foi realizada pelo Ins­tituto Methodus, com exclusivida­de para o Grupo A Hora. Foram ou­vidas 400 pessoas entre os dias 1º e 4 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos a pre­feito são apresentados ao eleitor, Brito soma 53,4% dos votos, con­tra 18,1% de Batista. O percen­tual de indecisos, neste cenário, é superior ao do candidato do PSDB: 18,6%. Ainda, 9,8% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo.

Diferente de levantamentos rea­lizados em outros municípios, a rejeição aos candidatos a prefeito de Taquari não foi medida pelo Instituto Methodus, bem como não foram publicados os resulta­dos por bairros.

Muitos indecisos na espontânea

Por outro lado, a pesquisa espon­tânea mostra que ainda há votos a serem conquistados pelos candi­datos. A vantagem é de Brito, que tem 34,1%, contra 11% de Batista.

Neste cenário, metade dos entrevis­tados (50,2%) ainda estão indecisos, deixando a definição do voto para os últimos dias de campanha.

Esse alto percentual, para o di­retor do Instituto Methodus, José Sauer, mostra que o pleito ainda está longe de ser decidido. “Como temos 50% de indecisos na espon­tânea, podem ocorrer mudanças. São geralmente eleitores que ainda estão avaliando o voto. É arriscado cravar o resultado da eleição ago­ra, ainda que falte pouco mais de uma semana”, salienta.

Apesar disso, Sauer observa que, quando passa da espontânea para a estimulada, é grande a mi­gração de votos para Brito. “Ele salta de 34% para 53%, enquanto o Batista sobe de 11% para 18%, não tendo um crescimento ex­pressivo. Parece que o eleitor tem uma decisão e não está tão segu­ro. Mas, quando são apresenta­dos os nomes dos candidatos, ele opta pelo André”, avalia.

Ampla diferença nos votos válidos

Assim como ocorreu na pes­quisa de Lajeado, o levanta­mento de Taquari contou com o cálculo dos votos válidos, ocasião em que são excluídas as opções “brancos e nulos” e também os “indecisos”, consi­derando apenas a opção por um ou outro candidato.

Brito está quase 50 pontos à frente de Batista nos votos váli­dos. O atual vice-prefeito soma 74,7%, contra 25,3% do oposi­tor. “É uma vantagem significa­tiva, mas há muitos indecisos. Tem jogo para ser jogado”, aler­ta Sauer.

Próximas pesquisas

A pesquisa de Taquari foi a oi­tava realizada pelo Instituto Me­thodus e publicada pelo Grupo A Hora. Ao todo, seis municípios foram contemplados com levan­tamentos sobre a intenção de voto dos eleitores.

Lajeado e Estrela, que já tive­ram duas pesquisas, terão mais uma na semana derradeira da campanha eleitoral.

De Arroio do Meio e Teutônia, também será publicado mais um levantamento na próxima semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais