Cidade-mãe” da região, Taquari aparece com um cenário bem distinto de outros municípios do Vale nas eleições. Restando dez dias para o pleito de 15 de novembro, uma larga diferença nas intenções de voto separa André Brito (PDT) de João Batista (PSDB), os dois postulantes à prefeitura.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Methodus, com exclusividade para o Grupo A Hora. Foram ouvidas 400 pessoas entre os dias 1º e 4 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos a prefeito são apresentados ao eleitor, Brito soma 53,4% dos votos, contra 18,1% de Batista. O percentual de indecisos, neste cenário, é superior ao do candidato do PSDB: 18,6%. Ainda, 9,8% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo.
Diferente de levantamentos realizados em outros municípios, a rejeição aos candidatos a prefeito de Taquari não foi medida pelo Instituto Methodus, bem como não foram publicados os resultados por bairros.
Muitos indecisos na espontânea
Por outro lado, a pesquisa espontânea mostra que ainda há votos a serem conquistados pelos candidatos. A vantagem é de Brito, que tem 34,1%, contra 11% de Batista.
Neste cenário, metade dos entrevistados (50,2%) ainda estão indecisos, deixando a definição do voto para os últimos dias de campanha.
Esse alto percentual, para o diretor do Instituto Methodus, José Sauer, mostra que o pleito ainda está longe de ser decidido. “Como temos 50% de indecisos na espontânea, podem ocorrer mudanças. São geralmente eleitores que ainda estão avaliando o voto. É arriscado cravar o resultado da eleição agora, ainda que falte pouco mais de uma semana”, salienta.
Apesar disso, Sauer observa que, quando passa da espontânea para a estimulada, é grande a migração de votos para Brito. “Ele salta de 34% para 53%, enquanto o Batista sobe de 11% para 18%, não tendo um crescimento expressivo. Parece que o eleitor tem uma decisão e não está tão seguro. Mas, quando são apresentados os nomes dos candidatos, ele opta pelo André”, avalia.
Ampla diferença nos votos válidos
Assim como ocorreu na pesquisa de Lajeado, o levantamento de Taquari contou com o cálculo dos votos válidos, ocasião em que são excluídas as opções “brancos e nulos” e também os “indecisos”, considerando apenas a opção por um ou outro candidato.
Brito está quase 50 pontos à frente de Batista nos votos válidos. O atual vice-prefeito soma 74,7%, contra 25,3% do opositor. “É uma vantagem significativa, mas há muitos indecisos. Tem jogo para ser jogado”, alerta Sauer.
Próximas pesquisas
A pesquisa de Taquari foi a oitava realizada pelo Instituto Methodus e publicada pelo Grupo A Hora. Ao todo, seis municípios foram contemplados com levantamentos sobre a intenção de voto dos eleitores.
Lajeado e Estrela, que já tiveram duas pesquisas, terão mais uma na semana derradeira da campanha eleitoral.
De Arroio do Meio e Teutônia, também será publicado mais um levantamento na próxima semana.