Aula+: Univates lança novo conceito de graduação

Ensino

Aula+: Univates lança novo conceito de graduação

Ensino, pesquisa e extensão serão organizados em Seminários e Ateliês

Aula+: Univates lança novo conceito de graduação
(Foto: Divulgação/Gian Michailoff)
Lajeado

Um curso que proporciona mais inovação, com mais experiências e conhecimento. É daí que parte o conceito da Aula+, a nova proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari (Univates) para os seus cursos de graduação. O projeto foi desenvolvido para estar alinhado com a perspectiva comunitária da Instituição e as demandas regionais, que faça frente aos desafios contemporâneos e que corresponda às expectativas e necessidades das novas gerações e dos campos de trabalho.

Essa modalidade de graduação está disponível para estudantes que ingressarem na Univates a partir de 2021 nos cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Publicidade e Propaganda. Para os demais cursos, a Aula+ estará disponível em até dois anos, pois exigirá a reconfiguração curricular dos cursos, com a construção de diretrizes institucionais para a inovação e personalização do ensino na Univates.

No novo formato, o estudante não precisa estar na Universidade todos os dias da semana. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância. Além disso, as aulas serão organizadas de forma transversal em Seminários e Ateliês, e não mais em disciplinas. No Seminário, o professor apresenta e expõe a matéria, a partir da qual os estudantes deverão realizar estudos e pesquisas para serem compartilhados em grupo e, juntos, professores e estudantes trabalharão na construção do conhecimento e na articulação da teoria com a prática. Já nos Ateliês o docente apresenta procedimentos, exercícios, maneiras de fazer, modos de se relacionar com determinada matéria. E tanto estudantes quanto professores trabalharão com problemas reais, simulações e criação de projetos, de forma que o Atelier será o momento da experimentação, de criação, de prática e de tentativa, erro e acerto. Os dois formatos se complementam e articulam saberes de um mesmo bloco curricular. Nessas atividades é possível integrar conteúdos comuns a cursos distintos, proporcionando a troca entre professores e estudantes de áreas diferentes.

Os Seminários e Ateliês são alicerçados no ensino híbrido, no qual até 40% das atividades poderão acontecer a distância. Além disso, o ensino híbrido irá contemplar a articulação entre ensino, pesquisa e a curricularização da extensão universitária. Com isso, o ensino é baseado em cinco princípios articulados: transversalidade, experimentação, criação, alteridade e aprendizagem. O estudante poderá se matricular em blocos de 200h, a partir de R$ 866.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Pinheiro, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos por um grupo de trabalho composto por mestres e doutores da Univates, em interlocução com o grupo de professores de cada curso. Para a construção da proposta, foram ouvidos estudantes e diplomados dos cursos e apontadas parcerias estratégicas para cada área, dentre órgãos públicos, privados e até mesmo colaborações entre os diferentes cursos da própria Universidade. Ela acrescenta que buscou-se aprimorar e valorizar os diferenciais competitivos de cada curso, aquilo que o estudante só vai encontrar na Univates e só vai conhecer vivenciado a aula na Univates. De forma colaborativa, garantiram a articulação entre os componentes dos blocos curriculares. “Os cursos tiveram seus currículos repensados, para um formato mais dinâmico, com maior articulação entre teoria e prática e potencialização do espaço da aula, como um espaço em que o professor apresenta uma matéria de estudos aos estudantes e aponta para objetos atencionais de estudo, em diferentes formatos, sejam físicos ou digitais, mas que possibilitam que estudantes criem, experimentem e vivenciem experiências únicas em suas áreas de formação”, explica Fernanda.

Benefícios do Aula+

Mais acessível

O ensino híbrido permite que o estudante curse mais componentes em um único bloco curricular e pague menos por isso. Mensalidades a partir de R$ 866, para blocos de 200 horas por semestre.

Mais flexibilidade

O estudante não precisa vir para a Univates todos os dias da semana em que tiver aula. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância.

Mais vivências

Os ateliês e seminários serão realizados na Univates, promovendo a interação constante entre estudantes e professores. As atividades práticas continuarão acontecendo em modernos laboratórios, equipados com alta tecnologia.

Mais dinâmica

A partir dos princípios da Aula+, os estudantes contam com formação de excelência e cada vez mais voltada às demandas do mercado de trabalho contemporâneo e ao desenvolvimento regional.

Trilha de Carreiras

A integração entre a aula e a Central de Carreiras da Univates será chamada de Trilha de Carreiras, e ocorrerá durante a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação da Univates a fim de potencializar sua carreira e incentivar a busca por desenvolvimento pessoal e profissional. Serão três etapas, do primeiro ao último semestre, desde a validação da escolha da graduação até a construção do Projeto Pessoal do Plano de Carreira.

Cursos na modalidade híbrida estão com inscrições abertas

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Publicidade e Propaganda recebem inscrição para o Vestibular. Interessados podem acessar o site univates.br/vestibular.

Acompanhe
nossas
redes sociais