O movimento nos cemitérios de Lajeado foi reduzido durante o feriado de Finados, se comparado há anos anteriores. No bairro Hidráulica, estima-se que metade dos visitantes deixou de prestar homenagem na data. O feriado combinado com o fim de semana e medidas de isolamento social podem ter afetado o fluxo nos cemitérios.
Conforme o presidente da Sociedade Católica União Comunitária, do bairro Hidráulica, Vital Rezner, o movimento foi 50% menor que em anos anteriores. A tradicional celebração que ocorre às 8h30min, todos os anos, reuniu em 2019 cerca de 100 pessoas. “Neste ano, quatro ou cinco famílias acompanharam a cerimônia ao lado das sepulturas dos familiares, sem provocar aglomerações”, relata.
Em sua maioria, os visitantes utilizavam máscaras. A sociedade disponibilizou álcool em gel na entrada. Rezner acredita que a diminuição no fluxo de pessoas pode ser atribuído ao feriado prolongado e ao isolamento social.
Cemitérios municipais
Responsável pelos cemitérios municipais, André Martinelli, o movimento foi tranquilo, principalmente na parte da manhã. Conforme ele, circulavam pelo locar cerca de 40 pessoas simultâneas, sem registro de aglomerações. “Os visitantes cumpriram regras de distanciamento de dois metros e por sua maioria utilizavam máscaras. Percebeu-se que as famílias vinham em duas ou três pessoas para evitar aglomerações”, esclarece.
De acordo com Martinelli, houve picos de visitação com maior fluxo de pessoas, como na metade da manhã e no meio da tarde. Durante o horário do meio-dia, o movimento diminuiu.
O momento também foi dedicado para limpeza de túmulos e renovação das flores. Conforme Martinelli, muitas famílias se anteciparam e visitaram o cemitério no sábado e no domingo. “O movimento foi semelhante em todos os dias do feriadão”, relata.
Grupos religiosos realizaram orações coletivas ao longo do dia com os presentes.
Nos cemitérios municipais Travessa da Paz, Pontes Filho (Florestal) e Jardim do Cedro foram instaladas placas de orientação aos visitantes. Durante a última semana, a equipe responsável pelos espaços realizou reparos, limpeza e pintura. Além ainda de disponibilizar uma caçamba de entulhos para depositar restos de flores e materiais. Os depósitos de lixo ficarão disponíveis até sexta-feira, dia 6. Os cemitérios ficam abertos 24 horas por dia.