Cartórios aceleram preparativos

justiça eleitoral

Cartórios aceleram preparativos

Carregamento das urnas iniciou na quinta-feira e seguirá pela próxima semana. Para coibir aglomerações, pleito terá uma hora a mais de duração. Seções também receberão kits sanitizantes

Cartórios aceleram preparativos
No Cartório de Lajeado, mais de 20 pessoas trabalham nos preparativos para o pleito. Foto: Mateus Souza
Lajeado

Mesmo com o feriado estendido do Dia do Servidor Público, a sexta-feira, 30, foi de intenso trabalho nos cartórios eleitorais. Com a proximidade das eleições municipais, que ocorrem em 15 de novembro, técnicos e servidores preparam as urnas eletrônicas e se organizam para a atuação no pleito.

Em Lajeado, sede da 29ª Zona Eleitoral, o trabalho começou na quinta-feira, com o carregamento das urnas com os softwares e os demais dados necessários para os municípios de Canudos do Vale e Sério. Na sexta-feira, foi a vez de Progresso.

No total, estão sendo preparadas 282 urnas, que serão espalhadas pelas seções eleitorais dos oito municípios da área de abrangência da 29ª Zona Eleitoral. Além disso, há 48 urnas de contingência. O trabalho, conforme a chefe do Cartório local, Maria Betânia Rohde, conta com a atuação de nove servidores e 13 auxiliares de eleição.

“Na próxima semana, começamos a entregar os materiais. São sacolas que os presidentes de mesa receberão. E no dia anterior à eleição, as seções receberão caixas com os produtos sanitários a serem utilizados no decorrer do pleito. É o chamado kit Covid”, afirma.

Os kits incluem uma unidade de álcool gel para cada um dos quatro integrantes das seções eleitorais, bem como potes para os eleitores, além de produtos de limpeza para higienização dos ambientes.

Horário estendido

No dia das eleições, uma das maiores preocupações das autoridades é com o risco de aglomerações no momento da votação. A principal medida tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral é a de estender o horário em uma hora, com a abertura das seções às 7h.

Nas três primeiras horas do dia, a prioridade será para os eleitores que pertencem ao grupo de risco da covid-19. Maria Betânia explica que, no decorrer do dia, serão feitas as tradicionais ações de fiscalização por parte da Justiça Eleitoral, visitando as seções de votação para coibir possíveis crimes eleitorais, como a boca de urna.
“A mídia tem um papel importante, divulgando para que as pessoas sigam os protocolos e observem o horário preferencial para integrantes do grupo de risco. Sem dúvidas, a pandemia é um grande desafio nesta eleição”, afirma Maria Betânia.

Justificativa pela internet

Pela primeira vez, será possível justificar o voto pela internet. Conforme Maria Betânia, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral ou impedido de comparecer à zona eleitoral no dia de votação pode fazê-lo pelo aplicativo e-título.

O e-Título pode ser baixado nas plataformas Google Play e App Store. Além disso, pode ser feita por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral ou nos locais de votação, no dia do pleito.

Acompanhe
nossas
redes sociais