“A ideia é manter o sistema que está dando resultado”

Eleições 2020

“A ideia é manter o sistema que está dando resultado”

Adroaldo Conzatti participou de sabatina na sexta-feira, 30, na Rádio A Hora 102.9. Candidato destacou avanços para área da educação e saneamento básico

“A ideia é manter o sistema que está dando resultado”
(Créditos: Ana Carolina Becker)
Encantado

Candidato à reeleição, o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), concedeu entrevista nessa sexta-feira, 30, ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. Ele apresentou os principais projetos com foco em saúde, educação e desenvolvimento do saneamento básico no município.

Quais as suas principais características?

Sou natural de Roca Sales, mas sempre tive um vínculo com Encantado. Tenho 80 anos, fui duas vezes vereador e estou como prefeito pela terceira vez. Me elegi vereador pela primeira vez em 1972, naquela época não se recebia salário, era apenas um serviço comunitário. Concorri duas vezes a deputado federal e fiquei como 1º suplente.

O que lhe motiva a concorrer à reeleição?

Eu criei um amor pela comunidade de Encantado, principalmente por ser muito participativa. Fizemos uma boa gestão, mas tem muitas coisas para fazer ainda. Um exemplo é o asfalto comunitário. Já fizemos 10 quilômetros e queremos levar para as comunidades do interior. Compramos 32 equipamentos novos nesta gestão e quero dar sequência a esse projeto.

Sobre a ruptura com o atual vice e adversário no pleito, Enoir Cardoso. O candidato lhe acusou de ser autoritário. Explique.

Nosso foco é cumprir o plano de governo, que inicialmente era reduzir custos, onde diminuímos de 10 para seis secretarias e de 80 CCs para 48. Essa acusação de ser autoritário é o caso de manter o foco na comunidade e não desviar do nosso plano para proteger A, B ou C.

Essa acusação de ser autoritário é o caso de manter o foco na comunidade e não desviar do nosso plano para proteger A, B ou C.”

Quais são as propostas para a área da saúde?

A saúde já avançou muito. O hospital tinha uma área construída de 5 mil m² que passou para 15 mil m² e habilitamos leitos de UTI. Durante essa gestão, já foram feitas cerca de 190 mil consultas e até o fim do ano podemos ultrapassar as 200 mil. Nossa meta é melhorar o agendamento de consultas, no qual os médicos ficam na unidade para o horário marcado para não gerar filas. O mesmo para o atendimento na farmácia.

Qual a proposta em relação ao funcionamento da máquina pública?

A ideia é manter o sistema que está dando resultado. Reduzimos contratos que tinham valores fora da realidade, readequamos todos. Queremos criar um departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de desenvolver uma incubadora voltada para tecnologia. Atualmente temos recursos em caixa para pagar equipamentos encomendados e já quitamos a segunda parcela do 13º salário. Temos todas as contas em dia. Esse é o resultado do enxugamento da máquina pública.

Qual a ideia para a área da educação?

A primeira mudança que fizemos foi de zoneamento, de levar o aluno para estudar na escola mais próxima da sua casa, exemplo do Canadá. Além de manter exemplos de Sobral com a implantação de formação permanente de professores e integrar o ensino em todas as escolas com a mesma preparação de conteúdo, queremos estabelecer a meritocracia: o professor terá uma gratificação se o aluno aumenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica municipal. Pretendemos comprar mais tablets para que alunos levem o equipamento para casa e continuem a estudar pela máquina. Outra proposta é o Agrodigital, de levar internet de fibra óptica para todas as comunidades do interior, com 100 quilômetros de rede para atender toda a comunidade, com custo de R$ 600 mil.

Qual a proposta para o saneamento?

Encantado atualmente não possui reciclagem e coleta seletiva. Nossa ideia é criar um Centro Municipal de Reciclagem e Triagem e ter a coleta seletiva. Já compramos seis hectares de terra para implantação desse sistema.

Por que os eleitores de Encantado devem votar em você?

Todas as obras, serviços e compra de equipamentos foram feitas para atender as demandas da comunidade. Nossa gestão sempre foi voltada para o povo e continuará sendo assim. Nós não prometemos para iludir a comunidade. Temos foco nos objetivos e as mais de 50 propostas do plano de governo serão executadas, com saúde em primeiro lugar.

Acompanhe
nossas
redes sociais