Candidatas à reitoria da Univates querem fortalecer o modelo híbrido

Ensino

Candidatas à reitoria da Univates querem fortalecer o modelo híbrido

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, as candidatas da única chapa inscrita para a eleição da Univates falaram sobre os planos educacionais à instituição do Vale do Taquari

Candidatas à reitoria da Univates querem fortalecer o modelo híbrido
Fernanda Storck Pinheiro e Evania Schneider participaram ontem do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9 (Foto: Ana Carolina Becker)
Lajeado

A mudança no modelo pedagógico é uma das principais alterações que serão colocadas em prática por Evania Schneider e Fernanda Storck Pinheiro. Elas são integrantes da única chapa inscrita para concorrer à reitoria da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

A partir de 2021, dez cursos nas áreas de Gestão, Direito, Economia Criativa, Pedagogia e Letras terão mudanças no currículo, tornando-o híbrido. “Estamos trabalhando com a possibilidade legal, que existe desde 2019, de termos até 40% das aulas na modalidade à distância nesses cursos. A categoria continua sendo curso presencial, mas ele tem uma permissão legal para ampliar o número de encontros EAD”, explica Fernanda.

Além disso, a ideia é implementar dois formatos de aula a partir do próximo ano. Um será denominado “Aula Ateliê” que será o momento de mão na massa. “Esse formato vai conversar muito com o mercado, ou seja, será uma aula para trabalhar com projetos”, salienta Fernanda. Já o outro, denominado “Aula Seminário”, será para pesquisa e investigação, “calçada bastante na criação e na experimentação”, complementa. No primeiro momento, segundo ela, são os dez cursos que entram nesse modelo e os demais devem ser migrados mais à frente.

Novo modelo

Atualmente, a Univates é gestora de todos os serviços ofertados pela instituição. Com essa mudança que está sendo proposta na gestão do campus, será feita uma divisão na condução desses serviços. Ou seja, Evania e Fernanda, se eleitas, devem coordenar a Univates e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates) será responsável por gerir os serviços ofertados principalmente na área da saúde.

Trilha de Carreiras

Com o novo modelo que deverá ser adotado para as aulas, Evania explica que a ideia é tornar a Central de Carreiras, a Trilha de Carreiras. “A ideia é que possamos ir, ao longo do curso, passando pelas ferramentas de carreira e dessa forma ir potencializando os pontos fortes dos alunos e competências que necessitam de reforço na sala de aula”, explica. Ao final do curso, o estudante poderá passar por uma mentoria com profissionais das áreas que eles desejarem.

  • Eleição

A eleição ocorre de 4 a 10 de novembro por meio de um sistema de escolha de representantes, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e auditado por empresa especializada. A votação será realizada por formulário eletrônico em link a ser divulgado em breve. São aptos a votar a comunidade regional, por meio da Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates); funcionários professores do Quadro de Carreira da Univates; alunos regulares de graduação e pós-graduação da Instituição; e funcionários técnico-administrativos.

Acompanhe
nossas
redes sociais