Para manter vivas a cultura e a música da Orquestra Jovem de Lajeado, o grupo lançou um financiamento coletivo online. As dificuldades surgiram após meses sem apresentações e realizações de eventos. As doações podem ser feitas a partir de R$ 10.
Comandados pelo maestro Rodrigo Ruárez, participam da orquestra 21 músicos e instrumentistas, de 13 a 27 anos. Ela reúne talentos locais do cenário amador do município. Conforme o maestro, nenhum músico profissional integra o grupo. “Participam apenas músicos que se sentem desafiados a tocar em uma orquestra”, explica.
Com a pandemia e interrupção das apresentações, os recursos deixaram de entrar no caixa da Associação Cultural Música em Arte, mantenedora da orquestra. “Até então, conseguimos nos manter com reservas financeiras, porém agora estamos sem recursos”, revela.
Conforme o maestro, além das apresentações, o grupo organizava um tradicional jantar baile no mês de outubro, o qual era considerado a principal fonte de renda do grupo. “Com a suspensão do evento neste ano, o valor fará falta. Por isso, criamos esse financiamento coletivo”, explica.
O valor arrecadado será utilizado para manutenção de instrumentos, compra de instrumentos, contas de água e luz da sede, compra de materiais de limpeza, além de ajuda de custo aos instrumentistas e ao maestro.
Ruárez ressalta que além do dinheiro, a comunidade também pode auxiliar a orquestra prestigiando seu produto cultural nas redes sociais e compartilhando os vídeos do grupo.
Trajetória
A Orquestra Jovem de Lajeado foi fundada por Ruárez, com recursos próprios, em março de 2017. Desde então, o grupo se apresenta em diversos eventos em Lajeado, além de já ter realizado shows em Três Passos e Santo Ângelo. Os ensaios são realizados na sede do grupo, na rua Lidovino Fanton, no bairro São Cristóvão.
O repertório do grupo é formado por canções nacionais e internacionais e conta com releituras de músicas de Lulu Santos, Tim Maia, Elis Regina, Ed Scheeran, além de músicas regionais como da Banda Barbarella.
Como ajudar?
O financiamento coletivo online está disponível na plataforma Catarse, no link. Os interessados em auxiliar devem buscar o botão “apoiar esse projeto”. As doações podem ser feitas por meio de depósitos, boletos bancários ou cartão de crédito. Conforme Ruárez, o valor inicial é de R$ 10. “Para nós, todo valor doado é muito importante”, reforça.