Duas reportagens do Jornal A Hora foram premiadas no concurso de Excelência Editorial promovido pela Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). O anúncio das matérias vencedoras ocorreu durante a realização do 22º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, realizado de maneira virtual entre terça-feira e ontem.
As matérias “O desafio da prevenção nas áreas vulneráveis” e “Parcerias, investimentos e promessa de tratar 90% do esgoto” ficaram com a primeira e segunda colocação, respectivamente. Ambas foram veiculadas em edições de fim de semana do A Hora. A terceira colocada foi a publicação “Defensores do Povo”, do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul.
O jornalista Alexandre Miorim, editor-chefe da Central de Jornalismo do Grupo A Hora, destaca a relevância dos conteúdos produzidos e que os prêmios são resultados do trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de repórteres da empresa.
“As duas matérias abordam temas de extrema importância para a comunidade regional, à qual nossa redação tem o compromisso de sempre oferecer conteúdos de qualidade e relevância. Em tempos de tanta desinformação e superficialidade, A Hora mantém a convicção de que o bom jornalismo é feito com intensidade e envolvimento, o que podemos perceber nas duas matérias premiadas”, afirma.
Temas relevantes
Autor da matéria vencedora do concurso, o jornalista Matheus Chaparini está há dois anos na empresa e destaca que a reportagem aborda os desafios da prevenção ao novo coronavírus nas áreas periféricas e vulneráveis da região, num momento em que a covid-19 avançava ainda lentamente no Vale, no começo de abril.
“A falta de estrutura e de recursos para aquisição de alimentos e produtos de higiene dificulta o cumprimento de medidas sanitárias básicas. Além disso, boa parte dos moradores são autônomos ou atuam em setores que não paralisaram atividades”, comenta.
Já Filipe Faleiro, no A Hora há nove anos, ressalta que sua reportagem aborda o novo marco regulatório do saneamento básico, a partir da possibilidade da instituição de parcerias público-privadas para obras de tratamento de esgoto.
“Esse é o calcanhar de aquiles do Vale. A análise se aprofunda pelo fato da promessa dos governos de que, em 30 anos, é possível tratar 90% dos afluentes”, afirma o jornalista.
Quatro de seis prêmios disputados
Estes não foram os primeiros troféus conquistados pelo A Hora em 2020. No Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão e Inovação, o grupo também ficou com a primeira e a segunda colocação.
Na ocasião, foram premiados o Tudo na Hora, plataforma digital para estimular negócios locais, e o Estúdio A Hora, que produz conteúdos para marcas.