Com 16 clubes divididos em quatro grupos, a Liga Gaúcha Sicoob de Futsal Sub-17 tem previsão de início para o dia 7 de novembro. Alaf e Guarani, ambos de Lajeado, disputarão o título da competição.
A retomada da segunda categoria de base do futsal gaúcho tem relação direta com o sucesso do protocolo sanitário implantado pela Liga, que permitiu algumas flexibilizações no modelo, autorizadas pelos governos municipais e estadual, para permitir o retorno gradual das equipes de base.
No caso da categoria Sub-17, cada uma das rodadas, em forma de triangulares, será sediada na casa de um dos integrantes de cada grupo. A perspectiva é de que a primeira fase, com os triangulares sediados, termine em 5 de dezembro. Classificam-se dois clubes por grupo. Eles disputarão uma fase de semifinal, com dois quadrangulares sediados. Novamente, os dois primeiros de cada chave avançam e disputarão o quadrangular final, também sediado. A primeira rodada terá como sedes Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Candelária e Ibirubá.
Nos próximos dias, os clubes devem definir as fórmulas, participantes e datas para as Ligas do Sub-9 ao Sub-15, e do Feminino.
Quem está na disputa
Chave A: AAPF (Bento Gonçalves), AGE (Garibaldi), Guarani e Alaf (Lajeado);
Chave B: ACBF (Carlos Barbosa), América Rio Branco, Vasco e Bella Futsal (Caxias do Sul);
Chave C: ASIF (Ibirubá) Boa Parada (Cruz Alta), Santiago (Santiago), Tapera (Tapera);
Chave D: Candelária (Candelária), Nova Harz (Nova Hartz), Trianon (Canguçu) e BR Futsal (Pelotas).