Estudantes dos últimos anos das escolas municipais de Ensino Fundamental retornam as aulas em Estrela, Lajeado, Teutônia e Arroio do Meio. Também estão autorizados os encontros do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A regra ainda vale para as escolas da rede particular com turmas do fundamental\anos finais.
Já as turmas dos anos iniciais do Fundamental estavam previstas para reabrir em 12 de novembro. No entanto, o Piratini antecipou o prazo. A nova data de autorização é para 3 de novembro. A decisão estadual foi adotada após debate do Gabinete de Crise.
Essa decisão do Executivo gaúcho considerou pedido de alguns municípios, entre eles Lajeado. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais e os pais ou responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para isso.
O cronograma de levantamento das restrições para as atividades presenciais nas escolas foi apresentado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos autorizaram a volta. A data base foi 8 de setembro.
Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais do Ensino Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltar a partir do dia 21 de setembro.
Adesão por cidade
• Lajeado: A partir de hoje, retornam de forma presencial os alunos do 6º e 9º ano. Já os alunos do 7º e 8º ano continuarão com aulas virtuais. Porém, observando a dificuldade de acesso à internet e de aprendizagem de determinados alunos, serão agendados horários específicos para reunir pequenos grupos de estudantes de forma presencial nas escolas.
Estão previstos para voltarem 287 alunos do 6º ano e 256 alunos das turmas de 9º ano. O total de alunos matriculados na rede municipal de ensino destas respectivas turmas somam 1.100 alunos.
A rede municipal tem 18 escolas de Ensino Fundamental. Toda a rede (contanto as de Educação Infantil) conta com mais de 1,3 mil servidores. São quase 9 mil alunos matriculados.
• Arroio do Meio: Pelo levantamento feito pelas escolas e entregue à secretaria de Educação, do total de 2.319 alunos matriculados na rede municipal, pouco mais de 600 voltam nesta primeira etapa. As aulas terão turnos de 3h e ocorrem de segunda a sexta-feira.
• Estrela: Conforme a Secretaria de Educação, a rede municipal conta com 741 alunos nos anos finais do Fundamental. Desse total, a expectativa é que 300 voltem a partir de hoje. As atividades presenciais serão intercaladas por semana. Os alunos foram divididos em dois grupos. Terão encontros de segunda a sexta, em turno reduzido.
• Teutônia: Os anos finais e o EJA voltam hoje. Do total de 930 alunos, 375 comunicaram as escolas que retornam. No EJA, dos 215, menos de 20% (em números absolutos são 42 alunos) confirmaram participação nas atividades presenciais.
• Encantado: Nesta segunda, as creches reabriram. Do total de 798 matrículas, 264 famílias autorizaram o retorno das crianças. Já o Ensino Fundamental permanece com aulas remotas. A Secretaria de Educação estrutura o plano de atividades presenciais e ainda não divulga a data para as aulas
• Taquari: Segue sem data para retomada das aulas presenciais. Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, tanto a rede pública quanto a privada não tem previsão de retorno, em nenhum nível.