Para homenagear o centenário da escritora Clarice Lispector, o projeto de extensão ‘Linguagens: palavras e imagens’, da Univates, organiza o ‘VI Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura: um minuto com Clarice’, voltado a alunos de Ensino Médio. O evento busca desafiar os alunos a transformar um texto literário para a linguagem audiovisual.
Conforme a coordenadora do projeto de extensão e do Festival, Rosiene Almeida Souza Haetinger, a ideia é incentivar os alunos a realizar adaptações de crônicas dos livros “A Descoberta do Mundo” e “Aprendendo a Viver” e, ao mesmo tempo, que professores promovam essas atividades com os estudantes.
O Festival propõe aos participantes a criação de vídeos de até um minuto, seja individual ou em grupos, baseados nos livros para homenagear os 100 anos de seu nascimento da escritora que ocorre em 10 de dezembro. “Percebemos que o aplicativo de vídeos Tik Tok é uma tendência entre os jovens e que é possível desenvolver a criação”, explica.
O processo será dividido em duas etapas: a fase eliminatória, onde todos os materiais enviados participam, e a fase final, que contará com até dez vídeos selecionados pela comissão organizadora do evento. Os vencedores serão definidos por meio de votação nas redes sociais dos Projetos de Extensão da Univates (Facebook e Instagram).
Produção dos vídeos
Conforme a coordenadora, as crônicas de Clarice são muito poéticas e dão a liberdade aos alunos a desenvolverem a partir de certo tema. “O aluno não precisa contar a história inteira em um minuto. Pode ser apenas uma frase marcante”, esclarece.
Nesta edição, para auxiliar os alunos, serão publicados vídeos nas redes sociais dos Projetos de Extensão da Univates com dicas sobre literatura e sobre a produção audiovisual.
Rosiene explica que os vídeos serão avaliados pela originalidade e criatividade, além de qualidade dos recursos audiovisuais, áudio, fotografia, arte e edição.