Denise Goulart (PT) é a única mulher entre sete candidatos de Estrela. Natural de Linha Wink, a professora coloca isso como trunfo na quarta participação em pleitos. Em sabatina realizada ontem pela Rádio A Hora 102.9, Denise destacou o protagonismo feminino como bandeira nas eleições. Também prometeu consultar a população sobre destino do orçamento municipal.
A entrevista de Denise foi a última das eleições de Estrela. Para esta terça-feira, 27, está previsto início das sabatinas com Arroio do Meio, sendo Danilo Bruxel (PP) o primeiro a participar. Entrevista ocorre no Frente e Verso, das 8h10min às 10h.
Com será a remodelação das secretarias caso seja eleita?
Quero promover uma mudança no organograma vigente hoje no município. Nós temos 11 secretarias e queremos fazer que elas fiquem em seis, mais o gabinete da prefeita que vai coordenar o orçamento participativo. Vamos ter uma secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Outra Secretaria de Saúde Comunitária e Assistência Social, mais uma Secretaria Geral de Governo, que vai incluir Fazenda, Recursos Humanos, Planejamento, Obras, Desenvolvimento Econômico Social e Turismo. Uma Secretaria de Políticas Públicas e Integração de Projetos, Secretaria de Agricultura e a sexta que é uma Secretaria da Mulher.
É necessária uma Secretaria para Mulher?
Sim, as mulheres estão passando por muitas dificuldades na questão da violência e desigualdade. Temos que ter a secretaria para mostrar que as mulheres não estão sozinhas. Vamos desenvolver políticas onde a mulher será protagonista e terá seu lugar.
As mulheres estão passando por muitas dificuldades na questão da violência e desigualdade. (…) vamos desenvolver políticas onde a mulher será protagonista e terá seu lugar.
Saúde é apontada como prioridade dos estrelenses. Qual sua proposta nessa área?
Vamos contratar através de concurso público mais agentes da saúde e pretendemos trabalhar a saúde preventiva, que é desde o saneamento básico até alimentação. Vamos também fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) que é um sistema revolucionário. Na pandemia, o SUS salvou e está salvando muitas vidas.
O seu plano de governo inclui unidades ágeis de saúde. O que é isso?
Elas podem ser itinerantes e ir onde há necessidade do atendimento. Essas unidades vão atender pessoas acamadas. Precisamos olhar com muito carinho essas pessoas.
Qual sua proposta para a falta de vagas nas creches?
A educação precisa ter todas as condições para o desenvolvimento da criança. Na educação infantil, a criança desenvolve o lado cognitivo e suas aptidões. Vamos ter um diálogo com os professores, vamos ter formação continuada e tentar universalizar a educação infantil. Já temos planejado a construção de duas creches com recursos federais.
Qual a proposta ao setor primário?
Nós temos que diversificar. Conversei com alguns dos agricultores e eles se sentem desassistidos. Vamos melhorar a internet no interior, fazer o troca-troca de sementes e ouvir as demais demandas da comunidade.
No caso do complexo da Polar, algum planejamento para essa estrutura?
Temos uma carta do grupo chamado Rua da Praia colocando algumas sugestões e nós vamos levar em consideração. Na carta, o grupo pede espaços para museu que contem a história da Polar e querem que o governo pense estrategicamente a escadaria e belvedere. Vamos fazer o que for possível para melhor empreender o uso desse complexo e perguntar para a população o que querem.
Muitos candidatos falam em romper o contrato com a Corsan. Qual sua proposta sobre o abastecimento de água?
Romper com a Corsan não é solução. Ela está deixando a desejar pois tínhamos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e desse programa vinha a verba para manutenção do saneamento básico dos municípios. Esse PAC sumiu e não houve substituição. Por isso a Corsan está definhando. Nós vamos ir atrás para ver onde estão os recursos federais para o saneamento básico.
Por que o eleitor de Estrela deve optar pela sua candidatura?
Estamos vendo a evolução e a importância das mulheres quando chegam à gestão. As mulheres se levantam no mundo inteiro. Estrela é uma cidade de vanguarda. É hora de construir um poder feminino em Estrela. Queremos convidar os estrelenses a se engajar em um projeto de construção de uma cidade para todos, de todos e com todos.