“Conhecemos a real beleza de alguém quando conversamos com a pessoa”

Abre aspas

“Conhecemos a real beleza de alguém quando conversamos com a pessoa”

Maria da Graça Oliveira da Silva, 48, está entre as 10 finalistas do Miss Brasil Plus Size Virtual 2020. Natural de Porto Alegre, a moradora de Encantado é destaque no concurso nacional de modelos “fora do padrão”. Ela buscou o concurso de beleza para inspirar mulheres “acima do peso” a se amarem do jeito que são. Após vencer um câncer de mama, Maria também quer contar a sua história para muitas pessoas.

“Conhecemos a real beleza de alguém quando conversamos com a pessoa”
Vale do Taquari

O que significa beleza para você?
Para mim, a beleza não é essa exterior que as pessoas enxergam apenas com os olhos e julgam ‘Essa mulher é bela’ ou ‘Essa é feia’. O significado de beleza é aquele que se descobre com a conversa. Para mim, conhecemos a real beleza de alguém quando conversamos com a pessoa. A beleza que vem de dentro.

Quando descobriu que poderia ser modelo?
Descobri há cerca de um ano os concursos de Plus Size. Conheci a lajeadense Lisandra Blau, que foi eleita Miss Brasil Sênior Megga Virtual 2020, vi ela em uma reportagem sobre essa beleza ‘diferente’. Me inspirei no empoderamento e na força que ela transmitia. A autoestima dela é contagiante. Quando vi sua história pensei: é esse o caminho.
Procurei ela nas redes sociais e nos tornamos amigas. A Lisandra me instruiu sobre os concursos. Quando entrei em contato com a organização do Miss Brasil Plus Size virtual 2020, me sinalizaram que, mesmo com as minhas medidas, eu poderia ganhar o mundo.

Por que você começou a participar de concursos Plus Size?
Encontrei no concurso uma forma de me transformar. Eu lutei contra um câncer de mama há seis anos e, queria, de algum jeito, contar a minha história de superação, de ter vencido ele. Foi por meio de concursos de beleza que resolvi me expressar. Quero repassar a minha história para inspirar mulheres e homens, seja no meio da beleza ou na vida.

Sente que ainda há preconceito contra pessoas “acima” do peso? Ou a sociedade já avançou neste sentido?
Eu acredito que ainda há muito preconceito com quem veste modelo Plus ou com o padrão Plus. Eu trabalho para quebrar esse tabu. Beleza não é só padrão magro. Percebo que já há um avanço. Estamos aqui para nos mostrar e ocupar espaços, como passarelas, que antes eram ocupadas só por um padrão de beleza. Viemos para ficar.

Como se sente em saber que esta categoria está incluída no universo da beleza?
Eu me sinto maravilhada em saber que a categoria Plus Size está incluída em concursos e no universo da beleza. De um ano para cá, muitas portas se abriram para mim por conta dessa inclusão. Considero um momento único na minha vida. Nós representamos a realidade de muitas mulheres brasileiras. Participar de concursos de também eleva a autoestima e promove a aceitação do próprio.

Acompanhe
nossas
redes sociais